A parceria entre o Sebrae/MT (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senar/MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem gerado visibilidade, troca de experiências e estimulado o empreendedorismo para 30 agricultores familiares e 10 pequenos e médios empresários na 13ª edição da Feira do Empreendedor, que começou nesta quinta-feira (05.10) e segue até domingo (08.10), das 14h às 22h, no Centro de Evento Pantanal (CEP), em Cuiabá. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é uma das entidades convidadas para somar forças e impulsionar ainda mais o empreendedorismo no estado de Mato Grosso.
Os 40 expositores são dos setores de industrialização artesanal de doces, embutidos, mel de abelha, artesanatos entre outros produtos da agricultura familiar. Os produtos estão disponíveis até domingo e alguns podem ser degustados pelos visitantes.
Para o apicultor, José Catarino Mendes, a parceria tem sido muito importante para que ele possa ampliar seus negócios. “É uma feira grandiosa e nós temos que agradecer por esse espaço, por termos oportunidades de ampliar os contatos e conquistar mais clientes. É excelente para divulgar nosso trabalho e nossos produtos. O Sebrae sempre tem dado oportunidades para alavancar nossos produtos”, falou.
O gerente relacionamento e coordenador geral de Feira do Empreendedor do Sebrae, Fernando Holanda explicou que um dos segmentos trabalhados em conjunto com o Senar é os atendimentos aos micros e pequenos produtores rurais.
“Por isso, surgiu essa ideia para comercialização de produtos desses empreendedores rurais na feira. A parceria surgiu com a formatação da feira do empreendedor. Um dos nossos pilares é ter parceiros em diversas áreas. Por isso, tem esse campo de exposição. O produtor rural também é empreendedor e vive daquilo que produz de forma artesanal”, disse.
O supervisor de assistência gerencial do Senar, Thiago Salapato ressalta que a Feira do Empreendedor vai impulsionar a ‘Feira Natural do Campo’ e fortalece a cadeia produtiva da agricultura. “Esse é o primeiro ano dessa parceria para trazer o pequeno e médio produtor para perto do consumidor final. O agricultor familiar também é um empreendedor rural e as vezes têm dificuldade de comercializar seus produtos. Essa parceria está dando muito resultado, além de dar um incentivo, o produtor ganha com visibilidade nessa feira importante para o Estado”, comenta.
Do Campo à Mesa
Evento aborda diversas palestras voltadas ao setor produtivo com apresentações das principais ações do Sebrae/MT para a bovinocultura leiteira, além de um painel sobre o panorama do leite no Brasil e em Mato Grosso com os desafios da produção do leite com abrangência nacional e estadual. Também tem informações de como obter o selo arte com Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA).
Também será debatido neste sábado (07.10), os desafios da produção do leite e comercialização de derivados. Os empreendedores terão a oportunidade de se informar sobre as estratégias para agregar valor e devolver a cadeira produtiva.
Programa de fomento ao produtor
Além dos expositores, o Senar também expôs seus serviços de ação social, a exemplo do Mutirão Rural, programa voltado ao fortalecimento dos produtores. O gerente de Formação Rural e Promoção Social da entidade, Gustavo Mocci, explica que o programa desenvolvido existe há 25 anos, já realizou mais de 40 mil atendimentos e beneficiou mais de sete mil moradores no Estado. “Ele surgiu pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural e hoje leva mais de 30 serviços de saúde e cidadania gratuitamente às comunidades rurais de Mato Grosso, e, assim levamos ao ambiente rural oportunidades únicas”, disse.
Durante a Feira do Empreendedor 2023, os visitantes poderão conhecer de perto a unidade móvel do Mutirão Rural que é equipada para levar atendimentos médicos e odontológicos às comunidades distantes dos grandes centros.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor conta com 43 caravanas de todo o estado, mais de 130 horas de programação distribuídas entre palestras, oficinas e consultorias, que somam mais de 260 iniciativas de conhecimento e informação para os visitantes.
Nos quatro dias de evento, o Sebrae/MT reúne um time de grandes nomes conhecidos nacional e internacionalmente. O palco principal recebeu no primeiro dia a empresária Rachel Maia e o ex-técnico Zico. No segundo dia terá a escritora Branca Barão e o atleta de alta performance Joel Jota.No terceiro dia fica por conta do escritor Marcos Piangers e o o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi e ao quarto e última dia, a empresária Natália Martins (Nati Beauty) e o publicitário Walter Longo são os nomes que comandarão as principais palestras do evento.
A 13ª Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.
Durante o evento, são 58 oportunidades de negócios nas áreas de serviços, franquias, microfranquias, comércio e representação, indústria, tecnologia e revenda porta a porta com mais de 100 expositores.
Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2023 podem ser acessadas AQUI!