ASN MT Atualização
Compartilhe

Empresários mato-grossenses participam da maior conferência de tecnologia e inovação da Europa

16ª edição do evento considerado um dos maiores do mundo, contou com a comitiva do Sebrae/MT e reuniu mais de 70 mil participantes em Portugal
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Com o objetivo de discutir as tendências que moldarão o futuro digital, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu a missão técnica internacional ao ‘Web Summit Lisboa’ com a participação de 10 empresários mato-grossenses. A 16ª edição do evento contou com a comitiva organizada pelo Sebrae/MT e reuniu mais de 70 mil participantes, em Portugal, do dia 11 ao dia 14 de novembro.

O evento reuniu líderes, empreendedores e especialistas para o lançamento de novas ideias, inovações e colaborações globais. Palestras, painéis e exposições abordaram temas como inteligência artificial, sustentabilidade, cibersegurança e o futuro do trabalho.

Para a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a participação das empresas mato-grossenses e de técnicos da instituição no ‘Web Summit Portugal’ foi uma oportunidade que proporcionou acesso a novas tendências, inovações disruptivas e um valioso networking internacional.

“O evento abriu portas para aprendizado, troca de experiências e a criação de parcerias estratégicas. Com um olhar prospectivo, acredito que essa missão reforça o compromisso do Sebrae em impulsionar o empreendedorismo e a inovação no estado, gerando impactos duradouros no crescimento das empresas e no fortalecimento da economia local. O evento representa um marco para abrir novas frentes de desenvolvimento”, disse a diretora.

A caravana de MT participou da programação da 16ª edição do evento que reuniu mais de 70 mil participantes.

Uma das presentes no evento foi a Cecília Viveiros, fundadora da empresa Natureza Raiz e Cosméticos. A empresária é uma participante ativa das ações e missões do Sebrae/MT. Mais recentemente, ela participou do programa Inova Amazônia, realizado em parceria entre o Sebrae/MT e a Fapemat, onde recebeu capacitações, conexões e uma bolsa mensal pela participação no programa. Além disso, também foi apoiada pelo Sebrae/MT para prospectar o próprio negócio em Manaus, no Amazônia Summit, e em Florianópolis, no Startup Summit.

“Agradeço imensamente ao Sebrae e à Fapemat pela oportunidade de participar do Inova Amazônia, um programa que abriu inúmeras portas e impulsionou nossa trajetória. Essa iniciativa foi essencial para fortalecer nosso trabalho, gerando conexões valiosas, oportunidades de networking e maior visibilidade para a nossa marca. Apresentar a Natureza Raiz no Web Summit foi uma experiência extraordinária que marcou um novo capítulo na nossa jornada. Tivemos a oportunidade de promover a bioeconomia, a sustentabilidade e o empreendedorismo no maior palco de inovação da Europa, contribuindo para transformar a nossa história, impactar positivamente o mundo e inspirar pessoas e empresas inovadoras do Mato Grosso a alcançar novos horizontes”, disse.

A empreendedora contou com o apoio do Sebrae/MT para prospectar o próprio negócio.

“Em uma das conexões feitas, a Cecília soube da oportunidade de um edital da Apex, onde ela se inscreveu e conquistou um Stand e um ingresso para o maior evento de inovação do mundo: o Web Summit Lisboa. O Sebrae Mato Grosso reuniu com ela e decidiu apoiar a ida dela ao evento, sendo ela a única representante do Sebrae/MT com Stand no Web Summit”, explica o gestor de Inovação do Sebrae/MT, Fernando Pscheidt.

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Fernandes da Silva, destaca a importância da participação dos empreendedores do estado na delegação brasileira de empresas inovadoras na Missão de Internacionalização no Web Summit Lisboa 2024. “Nessa missão temos empreendedores de Mato Grosso que fazem parte do Programa Inova Amazônia da Fapemat em parceria com o Sebrae/MT, são pequenas empresas e negócios, startups, que utilizam recursos naturais do nosso estado como forma de investimentos inovadores e soluções sustentáveis”.