Uma Dark Kitchen, novo modelo de negócio conhecido popularmente como “restaurante fantasma” e um “Brew Pub”, pequena cervejaria voltada a produto artesanal, conquistaram o gosto do público da 13ª Feira do Empreendedor realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), em Cuiabá.
Os espaços que funcionaram com visita guiada fizeram sucesso entre os empreendedores durante o evento, e se consagraram como os estandes mais procurados. “São ações como estas que promovem o empreendedorismo sustentável, que proporcionam estratégias de empreendimentos e fomentam os negócios dentro da Feira, servindo de inspiração aos visitantes”, falou Roberto Dahmer, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT.
A cozinha mato-grossense é repleta de talentos e pratos com temperos marcantes, o que permite infinitas possibilidades para o ramo alimentício. Segundo Marina Brandão, que é a arquiteta responsável pelos projetos de cozinhas profissionais da empresa SB FoodTech, este modelo de negócio é uma oportunidade de o empreendedor obter conhecimento prático, ideias de produtos, equipamentos e serviços que possam ser ofertados para garantir a melhor experiência ao consumidor, e assim, ampliar a rentabilidade ao negócio.
Ela conta que a empresa que é parceira do Sebrae/MT atende diversos restaurantes, padarias, confeitarias, hamburguerias, supermercados, conveniências, condomínios e cozinhas institucionais.
“Recebemos o convite para vir à Feira durante em uma missão técnica do Sebrae/MT, em Belo Horizonte. E estamos muito felizes por participarmos deste evento, a Feira do Empreendedor tem sido maravilhosa para os negócios. Todas a visitações guiadas ficaram lotadas para as demonstrações e consultorias dos nossos técnicos. Temos certeza que vai alavancar muito nosso negócio. Também esperamos fechar muitos outros negócios graças a esse impulso promovido pelo Sebrae/MT”.
Cervejaria conceito
Outro negócio lucrativo e que vem se popularizando em Mato Grosso e no Brasil, é o Brew Pub que também se destacou entre o público. “Estou em processo de construção da minha marca e da minha empresa, aqui eu vi muitas estratégias e modelos que eu posso aplicar no meu negócio, saio com outra visão”, falou o empreendedor no ramo de cerveja artesanal, Paulo Gustavo Freitas.
O ramo de cervejarias artesanais tem crescido cerca de 27% nos últimos cinco, o que mostra ser um setor em ascensão.
“Teve um interesse muito grande de empresários, visitantes e potenciais futuros empresários que estão enxergando como uma oportunidade de produzir sua cerveja artesanal com técnicas avançadas e o modelo de grupo. É um modelo de negócio mais enxuto, onde não precisa ter uma produção de grande escala de cerveja, então às vezes pode se ter um investimento um pouco menor”, explica a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim da Silva.
Ainda conforme a gestora do espaço, o modelo Brew Pub é um negócio mais viável financeiramente, pois tem um custo menor de investimento, por conta da tecnologia de autosserviço, que é realizado em parceria com a empresa MyTep.
“É um modelo de negócio que pode ter uma equipe mais enxuta, o que reduz custos e rotatividade de equipe. Às vezes você não precisa de uma equipe tão grande no salão, pois o cliente se serve com um cartão, por um sistema automatizado e pode provar diferentes sabores de cerveja conforme a quantidade desejada. Tudo isso sem um investimento tão grande”.
Feira do Empreendedor
Durante o evento, são 58 oportunidades de negócios nas áreas de serviços, franquias, micro franquias, comércio e representação, indústria, tecnologia e revenda porta a porta com mais de 100 expositores.
A 13ª Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.
Mais informações sobre a Feira do Empreendedor 2023 podem ser acessadas AQUI!