Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
João Carlos Caldeira, Ricardo Santiago e Cristina Cuiabália no lançamento do Pantanal Cozinha Brasil
ASN MT
Compartilhe
ASN MT
Compartilhe

“A gastronomia é um indutor da economia local e promove a valorização da nossa cultura, sem esquecer que é um elemento importantíssimo na cadeia do turismo”. Assim se posicionou Ricardo Santiago, analista e gerente de Conexões Empresariais do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), no pré-lançamento do Pantanal Cozinha Brasil, nesta terça-feira, 27, no restaurante Buritizal, no Parque Serra Azul, em Nobres.

O Sebrae MT participa do Pantanal Cozinha Brasil organizando a Feira Sabor Pantaneiro, de 06 a 09 de outubro, das 18h às 22h, no estacionamento externo no Shopping Estação, reunindo 25 empresários da agricultura familiar, gastronomia, artesanato e cultura, que vão apesentar e comercializar produtos como queijos, doces, geleias, banana e seus muitos derivados, hortaliças e frutas, peixes e subprodutos, artesanato.

Haverá ainda apresentações culturais durante todos os dias. Os participantes são de municípios atendidos pelo Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal, iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com ações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visando a retomada da economia no bioma pantaneiro por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território.

Cristina Cuiabália, gerente geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, reforçou o fato de ser muito simbólico o evento de lançamento do Pantanal Cozinha Brasil acontecer em pleno Cerrado, afinal há uma conexão direta entre os dois biomas por conta das nascentes dos principais rios que correm para a região pantaneira estarem exatamente na região de cerrado.

Os sete municípios mato-grossenses integram o Pró-Pantanal: Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger. Jan Moura, secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Mato Grosso, também marcou presença e falou do entendimento de cultura para além das artes e do trabalho que estão fazendo para tornar a cultura mais inclusiva e democrática.

O organizador do evento, João Carlos Caldeira, fez uma breve explanação sobre o papel da alimentação na nossa vida, da gastronomia e dos ingredientes como elementos culturais e falou um pouco sobre os convidados e a programação geral. Durante o evento, o chef de cozinha Bruno Kimura e sua equipe do Polo Socioambiental Sesc Pantanal preparam um cardápio – brunch e almoço –em que e bocaiuva foi o ingrediente principal.

Entre as delícias, ceviche de frutas, bolinho de carne seca com molho picante de bocaiuva, geleia de bocaiuva servida como acompanhamento de uma tábua de frios, canapé de pacu seco, biscoito amanteigado com farinha de bocaiuva. No almoço, vinagrete de bocaiuva, farofa de coco com bocaiuva, pintado grelhado com molho de bocaiuva. Como sobremesa, carolina com recheio de brigadeiro branco com bocaiuva. E ainda teve um “mimo” para o convidados – cupcake de bocaiuva com chocolate branco e cumbaru.

Ele destaca que incluir novos ingredientes regionais é um desafio para os chefs de cozinha não só para criação dos pratos, mas também localizar fornecedores. “Ter um ingrediente a cada edição do Pantanal Cozinha Brasil é uma forma de estimular também o mercado a trabalhar com esses produtos e os consumidores a estarem abertos para provar e valorizar o que é local”.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas