ASN MT Atualização
Compartilhe

Inscrições para 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso são prorrogadas até o dia 12 de setembro

Iniciativa do Sebrae/MT busca reconhecer e divulgar a diversidade de produtos lácteos produzidos no estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

As inscrições para o 1º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (12.09). Com o objetivo de reconhecer e divulgar a diversidade de produtos lácteos produzidos em Mato Grosso, o concurso inédito promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) é dividido em 11 categorias: Manteiga; Requeijão fundido; Doce; Massa filada; Massa crua; Massa Semi-cozida; Massa cozida; Queijos especiais; Queijos mofados; Categoria regional; Inovação regional.

Em cada categoria haverá a premiação dos melhores produtos com medalhas de ‘Ouro’, ‘Prata’ e ‘Bronze’. Os interessados em participar da competição podem se inscrever gratuitamente pelo formulário disponível no site do Sebrae/MT. A premiação será no dia 28 de setembro, às 17h, no Centro de Eventos do Pantanal, durante o ‘Festival Biomas e Sabores’, idealizado pelo Sebrae/MT.

A gestora do evento, Valéria Pires, explica que o concurso busca reconhecer o trabalho desenvolvido pelos produtores mato-grossenses e incentivar o consumo de produtos regionais.

“O concurso inédito em Mato Grosso tem o objetivo de desenvolver e fortalecer os produtores rurais, as agroindústrias familiares e os estabelecimentos agroindustriais e industriais de todo o estado. Nosso foco é incentivar a oferta de produtos com excelência e também o consumo de produtos regionais. Além da preocupação com questões relacionadas às questões nutricionais, sanitárias e ambientais dos produtos, buscamos valorizar também as características e identidade locais das produções existentes nos biomas de Mato Grosso”, afirma a coordenadora da Gerência de Competitividade do Sebrae/MT.

Premiação será no Centro de Eventos do Pantanal, no dia 28 de setembro – Foto: Pedro Vilela/Agência i7

Valéria Pires ressalta que, além do reconhecimento por meio de medalha e certificado de participação, os produtores vencedores serão premiados com uma análise laboratorial do produto e um relatório técnico de curadoria fornecido pelo Sebrae/MT.

“Temos produtos lácteos de muita qualidade em nosso estado e pretendemos auxiliar a cadeia do leite na construção de um mercado saudável e sustentável, por isso, além das medalhas, os premiados serão prestigiados e reconhecidos também com análise e curadoria do Sebrae/MT”, afirma.

Cada participante poderá inscrever um produto por subcategoria, limitado a seis produtos por unidade de processamento (Propriedade rural/agroindústria ou assemelhadas localizadas no mesmo endereço), sendo necessariamente cinco em subcategorias de livre escolha e um para inovação regional. O regulamento completo com as informações do 1º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso está disponível AQUI.

As inscrições gratuitas para o 1º Concurso do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso podem ser feitas AQUI. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected] ou pela Central de Atendimento do Sebrae no 0800 570 0800.

Festival Biomas e Sabores

A 1ª edição do Festival Biomas e Sabores será realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento gratuito tem o objetivo de valorizar a gastronomia, cultura, arte, riquezas, produção familiar e diversidade econômica existentes nos três biomas que compõem Mato Grosso: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Entidades do Sistema S, como FIEMT (Senai e IST), o Senar e a Fecomércio (Sesc), são patrocinadoras do Festival Biomas e Sabores. A ação conta ainda com o apoio de diversas instituições, entre elas: CRMV-MT, Mapa-MT, Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), pela Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá (VISA-Cuiabá), da Aproleite, do Sindilat-MT, além da UFMT, Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG-MG).