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Capacitação é uma das mais procuradas pelos clientes e foi totalmente remodelada para essa nova realidade do mercado
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Em meio a esse momento de grande movimento no comércio e em vários tipos de serviço, cinco empresários e 10 funcionários abriram uma brecha na agenda para aprimorar uma questão vital para todo tipo de negócio, o atendimento. Durante dois dias (29 e 30/11) participaram do curso “Como atender melhor seu cliente”, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT).

É o caso de Mayara Karollina Domingas, 32 anos, que fechou seu food truck de assaí, estacionado no Coxipó do Ouro, para fazer o curso. “O mercado é muito competitivo e preciso me atualizar, especialmente porque meu ponto é num local turístico e atendo um leque muito grande e diversificado de clientes”. Operando desde 2017, primeiro em Cuiabá e desde a pandemia e no distrito do Coxipó do Ouro, ela ressalta que o atendimento é seu grande diferencial de mercado. Simpática e carismática, ela procura atender a todos com toda a atenção e carinho.

A analista do Sebrae MT, Lorrayne de Menezes, explica que este é um dos cursos mais vendidos do Sistema Sebrae e agora passou por uma revisão de conteúdo e método a fim de trazer atualizações e tornar a aula mais dinâmica e mais adapta ao novo perfil do público, formado por empresários de empresas de pequeno porte ou seus colaboradores. No período entre 2018 e 2022, foram 92 turmas no estado, sendo 25 neste ano.

A atualização foi feita pelo Instituto Espansione e o curso em Cuiabá foi conduzido pelos profissionais Jamal Cotait Filho, especialista em atendimento e que cuida do conteúdo; Marcos Rogério Tófoli, responsável pela parte metodológica; e Romy Hayashi, responsável por cuidar da experiência do aluno e do desing do material didático.

Jamal Cotait Filho detalha que o curso foi estruturado com base em três pilares – empresa, cliente e atendimento. “A intenção é buscar profundidade de conhecimento, vendo o que é realmente importante para a empresa fazer um bom atendimento”. Na que concerne ao cliente, são explorados os tipos, o perfil deles, com que profundidade é preciso conhecer esse cliente para fazer um bom atendimento. “Já sobre as características do atendimento em si, o foco é no que o profissional do atendimento, seja ele o empresário ou um funcionário, precisa saber de conhecimento técnico e habilidades para conseguir um bom atendimento e aumentar o ciclo de vida do cliente”, resume.

Questionado sobre como se adequar a essa nova realidade em que os clientes passaram e passam por grande mudança, Jamal reforça que é preciso estar antenado com o mercado. “O cliente muda todo dia e é claro que nos últimos tempos, com a inserção do cliente digital, a mudança foi mais drástica e a questão é entender como tratar esse cliente”, avalia.

Segundo ele, na prática, mesmo sendo uma comunicação através do mundo digital, os clientes continuam sendo pessoas com necessidades e anseios que precisam ser saciados pelos nossos produtos e serviços. “O que muda é a maneira como a gente lida com o cliente. O cliente não quer simplesmente um produto ou serviço, ele quer viver um momento, seja de forma presencial ou digital”.

Mayara sabe bem disso e destaca que trabalhar a diversidade dos clientes e suas características para ela foi o ponto alto do curso.

Marcos Rogério Tofoli, que trabalha a metodologia do curso, diz que toda a estratégia foi traçada e basicamente trabalha com conceitos de respeito mútuo, colaboração, trocas. “Todas as atividades foram pensadas no trabalho em grupo, elas cuidam desse aspecto mais geral que vai além do método”, esclarece, acrescentando que o trabalho em grupo é decisivo nesse processo.

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