Uma reunião de família. Daquelas em que participam os que estão juntos no dia a dia e os que já não fazem mais parte do convívio diário, sem esquecer os que já se foram, mas sempre são lembrados. Um encontro de pessoas com um mesmo propósito, tocadas por um só ideal e movidas por uma mesma causa. Uma celebração marcada pela emoção e por manifestações culturais. Assim pode ser descrita a cerimônia comemorativa dos 47 anos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, ou simplesmente Sebrae MT.
Celebração na noite de segunda-feira, 19, reuniu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, atuais colaboradores e seus familiares, ex-funcionários, membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Sebrae MT, representantes de associações e entidades empresariais, empresários, empreendedores e parceiros. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, ex-funcionário do Sebrae Nacional, também esteve presente.

A cerimônia teceu uma linha do tempo, iniciada com painéis na Esplanada do Centro de Eventos do Pantanal e seguiu com um vídeo pontuando os acontecimentos mais importantes do dia 19 de setembro de 1975. No entanto, não se furtou a olhar para o futuro cujas metas são ainda mais ousadas.
Ao dar as boas vindas, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Jandir Milan, começou agradecendo a todos os conselheiros de hoje e os que ajudaram a construir a história do Sebrae MT, apreciando e aprovando projetos e programas que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil.
Apresentou números referentes à participação dos pequenos negócios na economia brasileira e estadual e ressaltou a abrangência da instituição que atua em todo o Estado e em todos os segmentos empresariais: indústria, comércio, serviço, turismo, agricultura, sempre com vistas a uma maior produtividade e competitividade. Relembrou as melhorias do ambiente legal para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte, como o Estatuto da Micro Empresa e a Lei Geral das MPEs, levada aos 141 municípios de Mato Grosso.
Bastante emocionado, o superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, começou sua fala citando não só os 47 anos da instituição em Mato Grosso, mas também os 50 anos do Sebrae Nacional. “Foram anos de muita luta, em muitos momentos fomos ameaçados de extinção, mas sobrevivemos e continuamos firmes porque defendemos uma causa justa e ela é muito mais importante do que nós mesmos”.
Sobre a pandemia da covid-19, enfatizou que o Sebrae MT não fechou as portas aos empresários no momento em que eles mais precisavam de apoio. “Continuamos atendendo, utilizando as várias ferramentas tecnológicas, expandimos nossos serviços, nossas atividades e saímos vitoriosos disso tudo”, constatou.
Carioca de nascimento e mato-grossense de coração, José Guilherme chamou atenção para a importância da preservação das tradições e da cultura mato-grossense. Pediu que os artistas sejam valorizados para que nossa identidade não seja perdida, afinal, um povo sem cultura não tem identidade.
O evento comemorativo foi marcado por apresentações culturais, da cantora e compositora Vera Capilé numa homenagem a Gentil Bussik, que foi assessor jurídico do Sebrae MT e um grande compositor. Depois retornou com outras canções de sua autoria. O grupo Flor Ribeirinha também apresentou seu repertório de cantigas e danças tradicionais que tanto encantam o público do Estado, do Brasil e do mundo.

De olho no futuro e em outras possibilidades de desenvolvimento sustentável para os próximos 50 anos de Mato Grosso, José Guilherme disse que o Estado pode ser um grande centro de gemologia, com excelentes reservas de metais raros, preciosos e semi-preciosos.
Por fim, tratou do assunto que move também sua vida e anunciou que o Centro Sebrae de Sustentabilidade estará representando o Brasil na COP 27 (27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), em novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito, levando soluções. “Mato Grosso tem um futuro brilhante, com novos desafios e novos horizontes”.
Tudo que disse, falou ao lado da diretora Administrativo e Financeiro do Sebrae MT, Eneida Maria de Oliveira, que entrou na instituição como estagiária há 43 anos. “A emoção bate forte e tenho muito orgulho de estar no Sebrae MT, de trabalhar e ver os pequenos negócios e as pessoas crescerem”, disse ela. Reafirmou sua emoção e paixão pela causa e a felicidade de olhar o futuro transformando pessoas e de como, com nosso trabalho, ajuda a levar dignidade a elas.
Ex-funcionário do Sebrae Nacional e com fortes ligações com a direção e os técnicos do Sebrae MT, o ministro Paulo Alvim chamou ao palco da ex-diretora Técnica, Leide Katayama. Logo de cara disse: “Zé (Guilherme) tem propósito, tem compromisso. Nos conhecemos em 1976 e ele sempre defendeu o Sistema Sebrae. Todas as vezes que o Sebrae correu risco, ele foi o primeiro a chegar em Brasília”.
Segundo Paulo Alvim, trabalhar no Sebrae é como uma “cachaça” “Temos o Sebrae no sangue, o compromisso com o desenvolvimento do Brasil, com aqueles que pagam salários”. E finalizou que o País para ser inclusivo e sustentável, tem que ter mais Sebrae”.
