ASN MT
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora e Sustentável avança em MT

Iniciativa do Sebrae estimula o desenvolvimento local e provoca mudanças nos municípios
Por Assessoria de Imprensa Sebrae MT – Rita Comini
ASN MT
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora e Sustentável, desenvolvido pelo Sebrae com apoio de parceiros, tem transformado a realidade local de diversos municípios brasileiros por meio de ações estratégicas em prol do desenvolvimento econômico e social.

Em Mato Grosso, não é diferente. No primeiro ciclo – 2018/2019 – 13 municípios participam com resultados muitos positivos como é o caso de Campo Verde, Guarantã do Norte, Canarana e Paranatinga. Neste ano de 2021, 12 prefeituras já iniciaram os trabalhos e a meta é chegar a 15 municípios, além de outros sete cidades localizadas na região pantaneira, cujo atendimento faz parte do Programa de Apoio à Recuperação do Bioma Pantanal – Pró-Pantanal, a ser executado pelo Sebrae em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até dezembro de 2023.

Organizado em 10 eixos de atuação, o Programa Cidade Empreendedora e Sustentável contempla diversas temáticas como gestão municipal olhando, sobretudo, para as compras públicas privilegiando os fornecedores locais urbanos e rurais; desburocratização; inovação e sustentabilidade, incentivo à criação de salas do empreendedor; inclusão produtiva; empreendedorismo nas escolas e estímulo à sustentabilidade como negócio; fortalecimento de lideranças locais; cooperativismo e crédito; entre outras.

Para cada um dos temas, é oferecido um pacote de produtos, formatados para atender as mais diferentes realidades, para que os municípios possam fortalecer o desenvolvimento, permitindo o aprimoramento contínuo do ambiente de negócios, incentivo à atividade econômica e a valorização das micro e pequenas empresas, contribuindo assim com a geração de emprego e renda.

O gestor do programa em Mato Grosso, Sandro Rossi, gerente de Conexões Institucionais do Sebrae MT, explica que o ponto de partida é uma pesquisa de percepção dos cidadãos sobre o município e, a partir dos resultados, os consultores do Sebrae constroem um plano de gestão. Rossi destaca a importância do engajamento de todos os funcionários da gestão municipal. “O Sebrae leva as ferramentas, mas os atores são os gestores públicos e a comunidade local”.

Em todo o Brasil, a estimativa é que mais 1.150 cidades façam parte do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável em 2021.