ASN MT
Compartilhe

Prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade é certificado novamente por instituição britânica

A edificação em Cuiabá que é referência no assunto alcança a categoria Excelente em Gestão de Edifícios e Avaliação de Performance
Por Assessoria de Imprensa Sebrae MT – Rita Comini
ASN MT
Compartilhe

Instalado em Cuiabá (MT), o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) recebe novamente a certificação internacional de construções sustentáveis BREEAM ano 2022, tendo alcançado a categoria Excelente nos quesitos Gestão de Edifícios, com 81.7%; e Avaliação de Performance com 73.3%.

Desde 2018 a edificação recebe a certificação da BRE (Building Research Establishment), instituição britânica fundada em 1921 e referência em construções sustentáveis no mundo, desenvolvendo projetos de vanguarda, sempre pesquisando novos materiais, resíduos, reciclagem, processos e muito mais.

O superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, diz que todo o Sebrae local se sente extremamente honrado com estas certificações conferidas pela BRE, que é a maior certificadora e mais representativa do gênero do Reino Unido.

“O Centro Sebrae de Sustentabilidade é um prédio que serve de exemplo para outras construções e para práticas sustentáveis que podem ser adotadas por empresários de empreendimentos de todos os portes, incluindo os pequenos negócios, bem como instituições, entidades associativas e até pessoas físicas de toda a sociedade. A  sustentabilidade é uma ferramenta que aumenta a competitividade e melhora o posicionamento das empresas no mercado interno e externo”.

Idealizado por José Guilherme Barbosa Ribeiro, o prédio foi projetado pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, professor da Universidade Federal de Mato Grosso e doutor em habitações indígenas brasileiras.

Construído em formato ogival, numa referência explícita às casas dos povos do Xingu, consideradas exemplares em termos de arquitetura bioclimática, o prédio em concreto aparente, com fachadas de vidro, tem revestimento externo com dupla camada para captar água de chuva que é estocada e reutilizada, além de melhorar o conforto térmico, reduzindo a temperatura interna, aproveita ao máximo a luz natural.

A área externa conta com uma estação de vermicompostagem e um jardim formado por espécies dos três biomas presentes em Mato Grosso: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, e estações de tratamento de água.

No subsolo, o auditório em formato de arena tem paredes e piso revestidos com resíduos de madeira.

Duas usinas fotovoltaicas solares, de 45kW e 75kW, operam desde 2016, tornando o CSS 100% autossustentável e reduzindo o consumo do Sebrae MT em 40%.  Além da economia, elas são um exemplo de uso de energia solar para os pequenos negócios.

O CSS é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade e sua missão é produzir e distribuir conhecimento para todas as unidades do Sebrae, visando atendimento de empresários e empreendedores em sustentabilidade, visando estimular o ingresso dos pequenos negócios na chamada nova economia, cujo cerne é valorizar o equilíbrio entre resultados econômicos, ambientais, sociais e culturais das atividades empresariais.

Neste sentido, o CSS já produziu mais de 500 conteúdos – cartilhas, infográficos, pesquisas, vídeos e podcasts – abrangendo os mais diferentes temas, entre eles o infográfico “ESG para pequenos negócios”, a mais recente produção.

Funciona como um laboratório vivo de práticas sustentáveis e é aberto à visitação para empresários, gestores públicos, escolas, universidades, organizações ambientalistas e sociedade em geral. Os agendamentos para as visitas técnicas são feitos pelo  telefone – 3648-5275 – e-mail: [email protected]  O novo certificado é válido até 18 de março de 2023.