Com o objetivo de disseminar as metas de abrangência global determinadas pelas Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/AC) lançou, nesta segunda-feira (06.11), o Programa ESG – Sustentabilidade. A iniciativa visa levantar as práticas sustentáveis realizadas pelo estado, fortalecer as boas práticas, conhecer e mitigar os desafios para futuramente promover as práticas sustentáveis entre os pequenos negócios, estimulando o empreendedorismo.
A ideia inicial do programa é mapear as práticas relacionadas ao ESG e os desafios do Sebrae de acordo com o seu local de atuação, estruturar internamente para no futuro poder ampliar ações aos pequenos negócios com propriedade.
O programa realizado em parceria com o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) – unidade de referência nacional, localizado no Sebrae Mato Grosso, em Cuiabá –, contou com uma palestra abordando a transversalidade do ESG no Sebrae Acre, ministrada pela analista técnica Laís Campos, do CSS. Em um trabalho educativo de conscientização, ela explanou sobre as diretrizes das práticas ambientais, sociais e de governança, do Programa ESG, e ainda destacou a importância desse tema para uma visão de futuro.
“Com o ESG a gente consegue olhar para o futuro, ter maturidade de gestão, ter uma comunicação mais fluída, mas é um trabalho contínuo. O Sebrae é transversal, refletimos muita coisa e temos grande força de parcerias, então se a gente consegue trabalhar esses pilares internamente, é mais fácil ser espelho e dar apoio para outras instituições fazerem. Essa é uma forma de o Sebrae dar impulsionamento e de alguma forma chegar no pequeno negócio que é o nosso público direto”, declarou.
Com a apresentação dos ODS, a analista ressaltou não apenas os cinco pilares da agenda internacional, mas também as mudanças significativas que podem ser incorporadas, incluindo o apoio à comunidade local, fornecedores regionais e outras medidas. Ao lado da consultora e também palestrante, Mariana Shuchovski, foi realizado um diagnóstico sobre a maturidade do Sebrae Acre frente ao ESG.
Nesta etapa inicial, foram compartilhadas informações relacionadas à sustentabilidade e suas vertentes, juntamente com o compromisso do Sebrae em levar práticas factíveis aos pequenos negócios. As próximas fases incluem a execução de atividades e ações para promover os três pilares do ESG.
“Esse princípio básico de sustentabilidade que é a questão ambiental, social e de governança, é uma pauta do futuro, porque não dá para se pensar hoje em adotar mecanismos de produção sem essa preocupação da sustentabilidade. O Sebrae está trazendo para si esse tema, que é muito demandado e precisa ser adotado pelas instituições, pelas pequenas empresas e especialmente pelo próprio Sebrae”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Acre, Assuero Veronez.
Estiveram reunidos no evento representantes do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Diretoria Executiva, colaboradores e credenciados do Sistema de Gestão de Fornecedores (SGF).