ASN MT Atualização
Compartilhe

Série Sustentabilidade: Postura Sustentável

Dono de corretora de seguros prioriza responsabilidade ambiental e se torna multiplicador dos conceitos
Por Assessoria Sebrae/MT - Daniel Pettengil
ASN MT Atualização
Compartilhe

Dono de corretora de seguros prioriza responsabilidade ambiental e se torna multiplicador dos conceitos

Por insistência da filha, que volta e meia falava sobre o plástico tragado pelas tartarugas marinhas, o empresário Rogério Gerhardt Pinheiro decidiu abolir os copos descartáveis no local de trabalho. A decisão simples, mas importante, acabou por abrir definitivamente as portas da empresa para a sustentabilidade, algo que já era feito parcialmente de forma instintiva. Proprietário da Rede Brasil Sul Corretora de Seguros, em Florianópolis (SC), Rogério passou a acolher todas as sugestões da filha, hoje sua sócia no empreendimento, na medida em que enxergava novas oportunidades profissionais a partir da expansão das práticas sustentáveis no dia a dia.

“Nós já usávamos os dois lados das folhas da impressora porque gerava economia. Mas não sabia que aquele ato impedia, por exemplo, o corte excessivo de árvores”, relata o empresário. A virada definitiva de chave se deu após uma esclarecedora palestra apresentada pelo Sebrae de Santa Catarina, que abordou aspectos da conscientização socioambiental e de que forma tais práticas impactam positivamente nos pequenos negócios.

Rogério revela o entusiasmo em receber, de forma ampla e sistematizada, as orientações que ele e sua empresa já buscavam seguir anteriormente. Após a palestra, o escritório implantou o modelo de separação de lixo, além de distribuir canecas individualizadas a cada funcionário e a oferecer xícara de louça os clientes, eliminando os copos de plástico para água e café.

A luta de Rogério é para que o condomínio de lojistas em que sua empresa está instalada siga o seu exemplo e também faça a separação correta dos resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis. Ele tem feito a tarefa de casa, mas seus vizinhos ainda não demonstram a mesma preocupação com o destino do que é descartado.

“Com essa postura sustentável, posso influenciar a mudança de mentalidade dos outros lojistas, ao passo que também aumento minha rede de relacionamento profissional e mostro aos futuros clientes que trabalhamos com respeito aos recursos naturais e ao planeta”, acrescenta.

O empresário exalta a atuação institucional do Sebrae, uma vez que costuma participar de diversas iniciativas de qualificação. A mais recente delas é a oficina de WhatsApp Business, ferramenta que não era utilizada pela empresa até então. “Sempre indico e recomendo o trabalho do Sebrae. No meu caso, a inovação e a tecnologia estão fazendo a diferença”, completa.

Vocação

Rogério trabalha no ramo de seguros desde os 16 anos de idade, quando ingressou em uma corretora para atuar no setor administrativo. Após acumular bastante experiência, decidiu seguir o caminho próprio e montou a Rede Brasil Sul, com sede em Florianópolis. A empresa trabalha com modelos diversos de seguro, como o veicular, residencial, seguro de vida e agrícola, além de operar com a venda de consórcios, empréstimos e financiamentos. Conta ainda com um escritório de apoio na mesma capital catarinense e também em Porto Alegre (RS).

  • empreendedorismo
  • sustentabilidade