ASN MT Atualização
Compartilhe

50 + 50 – Empresas de Mato Grosso tão longevas quanto o Sebrae

As histórias desses empreendimentos estão interligadas com a da instituição
Por Assessoria Sebrae MT – Rita Comini
ASN MT Atualização
Compartilhe

Tal como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Lavanderia Alba completa 50 anos em 2022. Exemplo de empreendimento que inovou e se reinventou ao longo dos anos, hoje é uma empresa sólida, sustentável e moderna.

Instalada em Cuiabá, no bairro Ribeirão do Lipa, a primeira lavanderia do estado de Mato Grosso foi fundada pelos médicos Cid Borges, Rubens Chiconelli e Nilo de Castro, que serviam ao Exército no Rio de Janeiro e decidiram mudar de cidade e transformar suas vidas. No entanto, conciliar as carreiras de médicos com a empresa se tornou um problema para a consolidação do novo negócio. No ano seguinte, o administrador de empresas Luiz Mauro Corrêa se tornou sócio e, mais tarde o único proprietário da empresa.

A lavanderia atua na lavagem de roupas e enxovais, atendendo grandes demandas como de hospitais, indústrias e empresas, além de clientes domésticos. Possui certificações e atua com responsabilidade social e ambiental.

Desde 1980, a história da lavanderia se mistura com a do Sebrae em Mato Grosso. Ao longo dos anos, empresário e equipes passaram por várias capacitações do Sebrae nas áreas de liderança, competitividade, atendimento, eficiência energética.

A Lavanderia Alba é pioneira da atividade a adotar processos inovadores e sustentáveis. Para resolver um problema crônico de falta de água, o empresário Gustavo Corrêa buscou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que indicou fornecedor para a implantação do sistema de tratamento e reuso de água, o que foi feito com subsídio do programa Sebraetec.

Com a implantação do sistema de reuso de água da chuva, e compra de equipamentos de lavagem a seco, a empresa conseguiu economizar 90% nas contas de água. O intenso calor de Cuiabá é aproveitado na pré-secagem das roupas, gerando também economia de energia elétrica.

A empresa adota inúmeras outras práticas sustentáveis como iluminação natural, redução do uso de papel, reciclagem de plástico, etc.

Gustavo Corrêa resume toda essa trajetória apontando alguns dos principais diferenciais da empresa: grande investimento em tecnologia, utilização de produtos de alta qualidade, redução de danos ao meio ambiente no que concerne ao descarte de materiais e também na manutenção da empresa.

Com 41 anos de operação, a clinica Veterinária São Francisco, também foi aberta nos anos 80, mais precisamente em julho de 1981 e já no ano seguinte começou a ser atendida pelo Sebrae. Um dos primeiros trabalhos foi com Programa Sebrae de Qualidade Total e ele participou de vários programas e projetos das áreas de gestão, finanças, inovação e na área de sustentabilidade.

O empresário Cláudio José de Assis relembra que a vontade de fazer veterinária começou ainda na juventude, quando caçava e pescava durante as férias que passava na Fazenda Molhada, no Pantanal de Mato Grosso. Sua primeira ideia foi fazer medicina veterinária para cuidar de animais silvestres e ajudar a preservar a fauna pantaneira.

No entanto, no decorrer da formação acadêmica na Universidade Federal do Rio e Janeiro, nos anos 1976 e 1979, não havia demanda de trabalho para a sua proposta. Começou trabalhando com grandes animais – bovinos e equinos -, mas acabou se apaixonando pela clínica e cirurgia de pequenos pets.

Já no último ano de faculdade começou a comprar equipamentos para montar um hospital veterinário. Com a ajuda da família inaugurou a Veterinária São Francisco, cujo pilar principal sempre foi inovação, trazendo para Mato Grosso o melhor da medicina veterinária e de práticas sustentáveis, além de ter um forte envolvimento com a comunidade, atuando em vários trabalhos sociais – já promoveram curso de digitação para pessoas carentes do entorno e fazem castração de animais de rua.

No que concerne a práticas sustentáveis, a empresa conta com estação de tratamento de resíduos sólidos com capacidade para tratar 25 toneladas e possui três usinas fotovoltaicas – está à procura de uma área para instalar uma quarta unidade. As usinas atendem várias empresas do grupo, composto pelo hospital, loja de produtos para pet, de software, de aplicativos e a academia.

Inovação e práticas sustentáveis são também as marcas da Farmácia Biológica, especializada em manipulação de fórmulas e homeopatia. Há 34 anos no mercado, a empresa possui três lojas em Cuiabá, equipadas para atender os clientes de forma eficiente e eficaz em todos os sentidos.

Em 2015, tornou-se a primeira farmácia do Brasil a produzir medicamentos com energia solar. Em 2017 a primeira do país a compensar a emissão de gases de efeito estufa através da compra de créditos de floresta.

A usina de energia solar tem a capacidade de geração de 34,68Kwp ou 4.500kwh/mês. São 136 placas solares de 255kw cada e três inversores de frequência, energia suficiente para alimentar 31 residências com até quatro pessoas.

Com o uso de energia solar a Biológica deixa de emitir 30 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente a uma floresta com 600 árvores, absorvendo o gás carbônico.

O projeto do prédio ganhou o prêmio nacional de Destaque do Ano em Eficiência Energética da ABESCO em São Paulo, em 2015.

No prédio da Biológica onde está instalada a usina de energia solar, existem vários outros itens que contribuem com a eficiência energética. As lajes são revestidas com isopor e as telhas pintadas de branca para reduzir a absorção do calor.

Entradas de luz natural em vários pontos do prédio fazem com que grande parte dos ambientes não precise utilizar de iluminação artificial.

Pintura especial com revestimento em vidro isola 30% da temperatura interna, economizando nos gastos com ar condicionado, cujos aparelhos são da tecnologia inverter, que consomem menos energia, além de lâmpadas de LED

Toda a água de chuva que cai sobre o telhado da loja é armazenada em uma cisterna de 5.500 litros e utilizada na limpeza da área externa e jardinagem.

Como o piso externo é 90% permeável, toda água da chuva que cai sobre ele vai para o solo e não sobrecarrega o sistema de escoamento de água da cidade, evitando enchentes.

  • 50+50; sustentabilidade; empreendedorismo; modelo de negócio