ASN MT Atualização
Compartilhe

Série Sustentabilidade: Futuro Hub

Centro Sebrae de Sustentabilidade dá passo adiante para ser incubador de soluções para as exigências geradas pelas novas economias
Por Assessoria Sebrae/MT - Daniel Pettengil
ASN MT Atualização
Compartilhe

Centro Sebrae de Sustentabilidade dá passo adiante para ser incubador de soluções para as exigências geradas pelas novas economias

Imagine uma célula central que produz constantemente novas matérias e se interliga com uma extensa rede composta por outras células, compartilhando com elas, em tempo real, o seu conteúdo? O Centro Sebrae de Sustentabilidade é este organismo vivo que vem assumindo a função de uma célula produtora e conectora de conhecimento e inovação. E conta com ‘neurônios’ incumbidos de receber, processar e retransmitir uma gama extensa de soluções. Agir como um grande hub é o propósito da instituição para o presente e o futuro. Especialmente para adequar a realidade dos pequenos negócios à economia circular, regenerativa e a todas as novas configurações econômicas, permeadas pela sustentabilidade.

“A missão do Centro Sebrae de Sustentabilidade é o de se estruturar como um hub de inovação, um facilitador para o surgimento de negócios que ainda não existem, mas que dialogam com problemas reais, voltado a resolver questões ambientais e sociais complexas”, define a gerente da instituição, Helen Camargo.

Instalações tecnológicas do CSS>

Ela explica que a estratégia institucional do Centro Sebrae para este novo ciclo é propiciar a criação de novos negócios atrelados às economias do futuro e fornecer respostas aos desafios socioambientais que o mundo impõe. “E quem vai dar essas soluções são vários atores da sociedade, entre elas o pequeno negócio. Auxiliá-lo a introduzir tecnologia e inovação a favor de uma economia mais regenerativa, mais inclusiva, mais circular, mais sistêmica”, acrescenta Helen.

Neste ambiente de inteligência coletiva, que une múltiplos saberes, a instituição é capaz de fazer o papel de ‘curadora’ dos conhecimentos gerados ali. A ideia de comunidade é reforçada, uma vez que empresas de diferentes perfis podem apresentar soluções distintas para variados tipos de demandas ou problemas. E o pequeno negócio se torna protagonista desta jornada inovadora, potencializando este processo de ‘cocriação’, que é capilarizado pela rede de parceiros, interlocutores e instituições.

Sara Espírito Santo de Paula, analista técnica da Gerência de Negócios Sustentáveis do Sebrae-MT.

“Emerge a necessidade de o Centro Sebrae de Sustentabilidade ser mais ativo e presente nessa parte de inovação voltada para surgimento das empresas, porque temos recebido bastante provocações dos clientes sobre isso. Nossa ideia é ser um pilar estratégico, ambiente seguro para que as startups saiam do papel e venham a solucionar nossos problemas ambientais em relação às situações que temos vivido”, afirma Sara Espírito Santo de Paula, analista técnica da Gerência de Negócios Sustentáveis do Sebrae-MT.

A meta é que a ‘célula’ faça a conexão entre necessidade e soluções de sustentabilidade, gerando resultados não só para os pequenos negócios, mas para o ambiente onde eles estão inseridos.

Nova mentalidade

A pandemia gerou reflexões e propiciou resinificar algumas questões em relação ao consumo. Com a mudança rápida de mentalidade por parte dos compradores de produtos e serviços, fortaleceu-se a necessidade de colaboração, de aperfeiçoar a rede de relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros das empresas. Helen enfatiza que a pandemia consolidou a figura da ‘empresa ativista’, que enxerga a comunidade em que está inserida com potencial de consumo, mas também merecedora de ações mais amplas e que envolvam a responsabilidade social.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

“Além da venda, da qualidade dos serviços, do produto que elas oferecem, o comportamento consumidor também mudou. A pandemia causou uma dor, mas uma dor que fez a sociedade refletir sobre a qualidade de vida, espírito de pertencimento no planeta, a rever papeis, competências e responsabilidades compartilhadas com relação à questão ambiental, social, que foram desnudadas de uma forma que não dava mais pra ignorar, como a questão de fome e da desigualdade”.

  • sustentabilidade
  • Tecnologia empreendedora