ASN MT Atualização
Compartilhe

Start Sebrae impulsiona competitividade e inovação aos empreendedores de Tangará da Serra e Juína

Encontro promoveu o acesso aos conteúdos de alta complexidade e marcou o compromisso de descentralizar o conhecimento técnico para fortalecer a economia no estado
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Cerca de 300 empreendedores da região Noroeste do estado participaram do Start Sebrae 2026. O evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em Juína e Tangará da Serra, abordou temas centrais para melhorar a competitividade dos pequenos negócios, como a Inteligência Artificial, Inovação, Reforma Tributária e Gestão do Negócio.

Representando a diretoria executiva do Sebrae/MT, a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Tássia Gonçalves, explica que o evento é uma vitrine de oportunidades ao empreendedor, além de promover a conexão entre agentes de inovação, instituições parceiras e empresários, que buscam superar barreiras técnicas e operacionais.

“O objetivo é levar conhecimento a todos os empreendedores e parceiros, pois sabemos que a capacitação é um dos maiores desafios enfrentados tanto para quem empreende, tanto para quem deseja empreender”, disse.

Start em Juína

Segundo Wlademir Silva, gerente da regional Noroeste do Sebrae/MT, a região possui um forte potencial empresarial, com cerca de 64 mil empresas, sendo que 93% delas são pequenos negócios que precisam de apoio e incentivo para se desenvolver e crescer.

“Neste amplo território, onde atendemos 25 municípios, atuamos para descentralizar o acesso aos conteúdos de alta complexidade e disseminar conhecimentos, com temas relevantes para os negócios. Para o sucesso dos empreendedores, contamos com toda a comunidade, parceiros, instituições (públicas e privadas), para promover o desenvolvimento regional”.

O prefeito de Juína, Paulo Augusto Veronese, ressalta a importância dessa sinergia para fortalecer o ecossistema empresarial da cidade. “O empreendedorismo é o que move o nosso país, nosso estado e claro, nosso município. E o Sebrae traz essa roupagem de entender as demandas das pequenas empresas e, por meio dessas parcerias, mostrar como elas podem mudar, crescer e se desenvolver com segurança”.

Vander Masson, prefeito de Tangará da Serra, destaca que empreendedorismo e conhecimento precisam andar juntos. “São muitos os desafios para se empreender, por isso é importante se capacitar, buscar novos conhecimentos e inovações para se manter no mercado”.

Conteúdos estratégicos

A programação técnica do evento contou com especialistas renomados para debater o futuro do mercado. O palestrante Fernando Barra apresentou as aplicações práticas da Inteligência Artificial para os Pequenos Negócios, enquanto Wellington Rodrigues detalhou os impactos e as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, orientando os empresários sobre como se adequar às novas normas fiscais.

O coordenador da agência do Sebrae/MT em Juína, Rafael Calazans, ressalta que os temas abordados refletem a necessidade de modernização e atualização constantes para os empresários do interior do estado.

“A região de Juína, que abrange 11 municípios, tem um potencial empresarial enorme, com cerca de 23 mil empresas ativas, (sendo 94% delas pequenos negócios). E o Sebrae atua para qualificar e desenvolver o empreendedorismo, para que o empresário cresça e prospere de forma sustentável”, diz.

Em concordância, Silvia Fraga, coordenadora da agência do Sebrae/MT de Tangará da Serra, reforça a importância dos pequenos negócios para a região “aqui atendemos 14 municípios, em um universo empresarial de quase 42 mil empresas, sendo 93% pequenos negócios. O Sebrae oferece capacitações, cursos, consultorias e diversas iniciativas para fortalecer quem empreende e apoiar quem deseja empreender e ter sucesso”, disse.

Start em Tangará da Serra