ASN MT
Compartilhe

Segurança cibernética, IA e LGPD fortalecem os negócios de pequenos empresários na Feira do Empreendedor

Especialistas mostraram a força que a Inteligência Artificial e a segurança cibernética podem somar para ajudar a alavancar negócios e facilitar a vida do empresário em Mato Grosso
Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

A tecnologia está presente em todas as etapas do processo empreendedor, e os sistemas modernos e inovadores auxiliam na execução de tarefas organizacionais onde permite inclusive, um mesmo trabalhador acumular várias funções, que humanamente seria impossível, sem a tecnologia. Por isso, debates sobre a importância da Inteligência Artificial (IA) e segurança cibernética foram destaques durante a ‘13ª Feira do Empreendedor 2023’ realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), com palestras, práticas e contato dos visitantes com serviços de empresas já disponíveis no mercado e que são parceiras da entidade.

Uma das palestras voltadas ao pequeno e médio empreendedor sobre o campo de conhecimento da IA foi apresentada pelo especialista em Inovação e Transformação Digital, Walter Longo. Ele reforça o quanto esta ferramenta pode agregar nos processos empresariais e ajudar a alavancar negócios, pois facilita a vida do empresário com múltiplas ferramentas que tornam os processos mais eficientes e seguros.

“Em geral, o que a inteligência artificial faz é transformar um trabalho de horas em minutos, bem como, o que são minutos em segundos, muitas ferramentas são gratuitas e acessível. É a primeira vez que a gente tem uma tecnologia que tem uma simplicidade de uso que permite a qualquer pessoa usar”, comentou.

Longo destaca que a ferramenta é simples e de fácil utilização, por isso há diversos benefícios que os micros e pequenos empresários podem esperar ao incorporar a IA em suas operações.

“São milhares de ferramentas disponíveis e dezenas surgem no mundo toda semana. Nós estamos no início de uma grande revolução e os empreendedores que entenderem isso e abraçarem a Inteligência Artificial, vão se destacar e competir em pé de igualdade com as grandes empresas e com grandes vantagens sobre as empresas do mesmo porte”, reforçou.

Segurança cibernética

Conforme o especialista, a conscientização sobre segurança cibernética também precisa ser promovida entre os pequenos empresários. “Infelizmente muitas pessoas não dão atenção para este assunto, mas é algo muito sério, pois quem não tem um sistema seguro, pode ter problemas graves, como o roubo de dados, e os pequenos também estão suscetíveis, por isso, o quanto antes, precisa inserir um sistema seguro de proteção contra os ataques”, falou.

Segundo o chefe de segurança cibernética do Sebrae/MT, Edvando Silva, os portais da instituição tem um vasto conteúdo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) voltado às micro e pequenas empresas, e assim, ajuda a sanar algumas preocupações dos empresários sobre os cuidados com os dados dos seus clientes.

“Nos portais da LGPD do Sebrae/MT, além de toda a contextualização da lei, também se encontram algumas dicas, principalmente para os micro e pequeno empresários, que talvez não tenham tanto acesso à tecnologia quanto uma grande empresa. Há dicas de como implementar tanto controles técnicos, quanto controles administrativos, para deixar a empresa em conformidade com a lei, normas e regras em relação a LGPD, até porque, o impacto de um vazamento de foto, conteúdo ou dado é o mesmo para qualquer empresa, tanto financeiro, quanto na imagem da empresa”, diz.

Serviços especializados e seguros

Focado em oferecer segurança cibernética para indústria, comércio, agronegócio, educação, saúde, instituições bancárias, cooperativas, consórcios e setor público, a empresa Heimdallr Cibersecurity, expos seus serviços e consultorias durante a Feria do Empreendedor, onde apresentou opções que garantem a devida aplicação da LGPD nas empresas.

O diretor Comercial, Osvaldo Alves de Souza, conta que há mais de 12 anos atua com serviços de segurança de sistemas e que é necessário controlar tudo o que entra e sai da empresa por meio da internet, para evitar inclusive algumas complicações judiciais.

“Se eu envio um e-mail, envio um documento, qualquer dado que eu tire de dentro da empresa utilizando a internet para enviar para um endereço, ele precisa ser controlado. Temos um sistema desenvolvido para prevenir o acesso não autorizado a uma rede privada, ou proveniente dela. Eu posso bloquear, liberar ou simplesmente controlar. Toda vez que alguém acessa qualquer dado, ou informação na internet, eu consigo controlar o que pode, o que não pode, quando, onde e assim ver a geolocalização desta informação. É possível bloquear todo o conteúdo da Ásia, da Europa, da América, de qualquer lugar, e até mesmo de uma cidade específica com um sistema”, explica.

O gestor da empresa destacou ainda a importância do Sebrae/MT na formatação do negócio quando começou em 2011 e, hoje, se tornou um dos principais fornecedores deste serviço no Estado.

“Com o apoio do Sebrae Mato Grosso, eu consegui entender melhor o meu negócio, aprendi a separar as finanças da empresa com a meu pessoal e os treinamentos, as consultorias, me ajudaram bastante. Desde a primeira conta jurídica aberta, até chegar ao ponto de precisar de um contador. Sou muito grato por tudo que o Sebrae/MT fez pelo meu negócio e agora oferecemos os nossos serviços à instituição”, concluiu.