O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, concluiu na última terça-feira (10) a primeira turma do programa Líderes Inovadores do estado. A proposta reuniu cerca de 50 pessoas de diversas áreas, entre empreendedores, servidores públicos, empresas privadas e entidades.
O programa, realizado pela primeira vez em Mato Grosso, abordou áreas como gestão, ciência de dados, repertório tecnológico, tecnologias emergentes, ecossistema no setor público, design, entre outros. Segundo o gerente regional do Sebrae/MT, Renato Magalhães, por meio de módulos teóricos e práticos, a ação introduziu ferramentas aplicáveis na rotina dos líderes para promover conexões que impulsionam a inovação e estimulam o surgimento de negócios inovadores.
“Conseguimos customizar o programa para as realidades de Lucas do Rio Verde. Dentro desses conteúdos, não falamos somente de inovação, mas abordamos sobre tecnologias emergentes e inovações de impacto, que são ações desenvolvidas para a comunidade mais carente. Todas essas iniciativas foram realizadas para melhorar o serviço público e a qualidade de vida”, disse.
A execução das ações durou cerca de três meses e, entre o final de 2024 e o início de 2025, o Sebrae/MT irá realizar reuniões com as pessoas que participaram do programa e que fazem parte do ecossistema de inovação do município para definir as próximas ações para integrar cada vez mais os empreendedores.
“Essas pessoas que concluíram a capacitação têm o desafio de apoiar o ecossistema de inovação e desenvolver ainda mais as nossas ações. O objetivo é atender e atingir um público maior que já está participando conosco”, contou.