Com o intuito de ampliar a competitividade e o faturamento dos pequenos negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promoveu o encontro “Papo Digital Sem Fronteiras”, que abordou importação, negócios com a China e o uso de Inteligência Artificial aos negócios. O encontro foi realizado na Agência Metropolitana, na noite desta terça-feira (09.06), no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá.
O tema importação foi debatido pela especialista brasileira residente na China, Ana Garcia. Para ela, o processo comercial e fiscal entre os países promove vantagem competitiva. “É importante o empreendedor entender como a China funciona, quais são os produtos certos para o seu negócio e como conseguir trazer mais margem de lucro e produtividade por meio dessa parceria econômica”, avaliou.
Além de Cuiabá, a palestra sobre importação será realizada, nesta quarta-feira (10.06), em Cáceres, às 19 horas, no auditório do Sebrae. Na quinta-feira (11.06), o evento ocorre em Pontes e Lacerda, no mesmo horário, na Câmara Municipal. As palestras são gratuitas. “O Sebrae/MT atua em diversas frentes para promover a inovação e a competitividade aos pequenos negócios. São temas muito importantes para os empreendedores”, frisou o gerente da Agência Metropolitana, Julio Prior.

Na mesma vertente de competitividade nos negócios, a inserção da Inteligência Artificial nas atividades comerciais foi abordada pelo especialista Fabio Nudge. O profissional citou que a IA Generativa, trazida pelo ChatGPT, já está ultrapassada. Atualmente, a novidade é a IA Agêntica, baseada em agentes inteligentes capazes de executar tarefas e interagir entre si.
“A nova IA não só gera conteúdos, ela realiza ações. Esses agentes se comunicam entre si. Hoje não existe mais diferença do pequeno para o grande empresário, porque todos tem acesso as mesmas ferramentas. O que vai diferenciar o posicionamento no mercado é a retomada das habilidades humanas, porque quanto mais a automação faz o trabalho de máquina e de tecnologia, a gente precisa retomar o que significa ser humano”, destacou o palestrante Nudge.
Uma das participantes do evento, a administradora Taísi Obara, elogiou a relevância dos conteúdos do encontro. “As palestras de hoje me ajudaram a ampliar a visão e o meu conhecimento na área digital, porque tenho o objetivo de migrar para o mercado digital, que tem muitas frentes e possibilidades para atuação, mas é necessário conhecer as ferramentas de inteligência artificial, por exemplo”, avaliou.

