
A comissão organizadora do Projeto Boas Práticas na Pecuária juntamente com parceiros, produtores, profissionais e estudantes do setor participaram de um evento técnico para alinhamento, apresentação de dados, palestras e inscrição de novos participantes no programa. O encontro foi realizado nas cidades de Barra do Garças e Nova Xavantina.
O projeto é realizado por meio da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a TNC (The Nature Conservancy) – organização internacional que atua na conservação do meio ambiente -, e a finalidade é realizar consultorias para produtores rurais aprimorem técnicas de manejo e fortaleçam a sustentabilidade de sua produção.
Desde agosto do ano passado, 31 propriedades, de sete cidades no interior de Mato Grosso, foram monitoradas e estruturadas conforme os parâmetros estabelecidos pelo projeto. De acordo com o zootecnista e consultor técnico do Sebrae/MT, Luizmar Júnior, o ponto central da consultoria é a instalação da técnica de Intensificação, “a intenção é aumentar a produção da propriedade rural, por meio do uso de várias técnicas e do melhoramento dos recursos disponíveis”, explica o consultor.
Segundo Luizmar, o objetivo é possibilitar que “a taxa de lotação de gado chegue a cinco cabeças por hectare e este aumento da população bovina é obtido com estratégias de adubação, de correção do solo, de suplementação animal e do preparo para plantio, tudo isto alinhado a práticas sustentáveis”.
O produtor rural Luís Carlos Veríssimo Prado, participante do projeto, destacou o resultado positivo que teve em sua propriedade ao alinhar técnicas e tecnologias propostas pelos consultores. “Não estamos habituados a receber algo com tamanha qualidade de forma gratuita, confesso que fiquei desconfiado em primeiro momento, mas depois, pude ver que se tratava de algo bem estruturado e idôneo”, disse Luís.
Também demostrando muito otimismo em relação ao projeto, a médica veterinária Ilana Iglesias ressaltou o fato de o Sebrae/MT atuar diretamente no campo e investir em ações que contribuam para o crescimento do setor. “Os profissionais técnicos e investidores do Agro, precisam ver as propriedades rurais como empresas e contribuir para a viabilidade econômica e o crescimento do negócio agrícola”.
Capacitação e boas práticas na pecuária
Durante o encontro, o zootecnista e empresário Welton Cabral realizou palestra que destacou a importância da adoção de técnicas modernas e sustentáveis, enfatizando a necessidade de um manejo nutricional adequado, do bem-estar animal e de boas práticas de gestão rural. Cabral ressaltou que pequenas mudanças na rotina da produção podem gerar impactos positivos tanto na produtividade quanto na rentabilidade do negócio.

“A pecuária moderna exige um olhar atento para a administração eficiente dos recursos. Práticas como o manejo racional, uso de tecnologias e planejamento nutricional são fundamentais para alcançar resultados sustentáveis e competitivos no mercado”, afirmou o zootecnista.
Objetivo do projeto
O Projeto Boas Práticas na Pecuária visa planejar o uso das pastagens considerando a previsão para épocas de estiagem, de chuvas e imprevistos, permitindo que o pasto se recupere adequadamente, mantendo sua qualidade nutricional. Essas práticas resultam em pastagens mais produtivas e nutritivas, além de contribuírem para a preservação ambiental e a eficiência econômica da propriedade.
Novos cadastros para participar do projeto Boas Práticas na Pecuária estão sendo realizados até o dia 28 de fevereiro, sem custos, e as inscrições são realizadas presencialmente. Confira AQUI mais informações.
Para tirar dúvidas entre em contato com o Sebrae/MT – Unidade Barra do Garças, localizada na Rua Simião Arraya, 628, Centro, ou pelo telefone (66) 3199-0851.
Horário de atendimento:
📅 Segunda à sexta-feira
⏰ das 08h à 12h e de 13h30 às 17h