A moderna e ampla unidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), inaugurada em maio deste ano trouxe impactos positivos para a região, com o aumento de 83% dos atendimentos, além disso, o novo espaço permitiu impulsionar a realização de treinamentos e cursos voltados ao empreendedorismo na região.
Segundo dados do relatório de gestão da Gerência Regional do Sebrae/MT em Sinop, de janeiro até início de dezembro deste ano, foram realizados 13.923 atendimentos voltados aos Pequenos Negócios, sendo 9.021 Microempreendedor Individual (MEI), 3.906 Microempresa (ME), 1.005 Empresa de Pequeno Porte, 1.865 Pessoas Físicas e 2.872 inovações (soluções especificas para empresas de diversos segmentos). Em 2022, o total de atendimentos foi de 7602 pequenos negócios.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, esclarece que a instituição há 27 anos atua em Sinop, com atendimento de mais de 10 mil empresas no município, e, a expectativa é ampliar cada vez mais este número, com serviços e produtos inovadores.
Segundo o diretor, a ideia é fortalecer e fomentar o empreendedorismo na região, com unidades mais amplas e com condições mais adequadas para o atendimento. “Com esta unidade construída em Sinop temos uma estrutura física mais apropriada para atender melhor os clientes, com salas e espaços para realizar cursos, treinamentos, e a ampla área externa onde conseguimos realizar eventos maiores, como feiras. E neste mesmo objetivo de ampliar os atendimentos na região Norte do estado, já começamos a construir a nova unidade do Sebrae/MT em Sorriso, com espaço mais amplo, prédio moderno, sustentável, que faz parte do ‘DNA’ da nossa instituição”, falou.
Conforme o gerente Regional do Sebrae/MT em Sinop, Volmir Contreira, a nova unidade já se tornou referência na região. “A sala de treinamento comporta até 70 pessoas, e em outra sala menor de multiuso podemos realizar reuniões ou treinamentos de até 20 pessoas. E, o grande diferencial é a nossa área externa onde já realizamos diversos eventos, como o ‘Arraia do Empreendedor’, a ‘Rodada de Negócios’ dos agentes de mercado, então agora os empresários tem uma referência e atendimento de qualidade”, ressaltou.
Qualificação profissional
Entre os destaques que a região obteve, foi a melhoria no contato direto com o pequeno, médio e empreendedor. “O nosso principal carro-chefe continua sendo o MEI, mas neste ano focamos também em capacitações e treinamentos com a realização de cursos, na área de vendas, atendimento, gestão financeira, licitações, pois agora temos espaço para aplicar os cursos”, explica.
Volmir reforça que dentre as estratégias do Sebrae/MT, está a retomada do mercado qualificação, para que os clientes (micro e pequenas empresas) vejam o Sebrae/MT como apoiador no processo de capacitação dos empresários para se tornarem mais competitivos no mercado.
Para isso, ele explica que em 2024 serão retomadas ações com treinamentos. “Em janeiro e em fevereiro, teremos um grande evento, o ‘Start Sebrae’, que é o lançamento das ações do Sebrae para 2024. Em março faremos um seminário de crédito com palestrante de alto nível, em parceria com o Sicredi, enfim, para o próximo ano nós continuaremos com os trabalhos em carteiras setoriais como automotivo, varejo, pet shop, material de construção, por exemplo, entre outras”, disse.
Dentre as metas de capacitação e atendimento, o Sebrae/MT também focará no suporte a pessoas físicas com potencial empreendedor, ou seja, quem ainda não tem CNPJ, e muitas vezes precisam de apoio ou cursos, e que por vezes não conseguem alguns recursos para empreenderem.
Missões técnicas
O gerente regional destacou que outra ação que será intensificada ainda mais em 2024 é a realização de missões técnicas.
“Esse ano realizamos mais de 10 missões saindo de Sinop para as principais feiras do Brasil. Para 2024, já temos previstas duas missões internacionais saindo de Sinop, uma na área do agronegócio e outra para a construção civil. E teremos algumas nacionais também, sempre com foco em fortalecer o empreendedor, com programação assertiva e planejamento estratégico. As missões estão ligadas a uma estratégia de fomentar os setores, e mostrar aos clientes novos mercados, novas referências, inovações e tecnologias, inclusive fora do Brasil, e ajudar a desenvolver cada vez mais os nossos negócios aqui na região”, esclarece.
História de sucesso
Com 27 anos de atuação em Sinop, o Sebrae/MT oferta orientações aos empreendedores, desde a identificação vocacional, treinamento sobre empreendedorismo cursos de aprimoramento até a gestão dos pequenos empreendimentos, com atendimento direto aos interessados.
Além de Sinop, a regional do Sebrae/MT oferece atendimentos em Sorriso, Santa Carmem, Cláudia, União do Sul, Tabaporã, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Vera e Feliz Natal, por meio de parcerias com entidades e prefeituras.
Juntas, as 10 cidades possuem cerca de 320.903 habitantes, segundo dados disponibilizados pelo IBGE, em 2021, e somam mais de 8 mil empresas atendidas. Novos projetos serão desenvolvidos e ampliados. Entre 2010 e 2021, a variação anual do crescimento médio da população foi de 2,5%.
Em relação à geração de emprego, a maior representatividade está nas Micro e Pequenas Empresas, com 67%. Os setores que mais empregam na região são serviços e comércio, 34% e 31%, respectivamente. A maioria possui ensino médio completo e está na faixa etária de 30 a 39 anos. Os dados constam na Relação Anual de Informações (RAIS).
Com 600 metros quadrados de construção em um terreno de 10 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Sinop, a nova unidade está localizada na Bruno Martini, no bairro Nossa Senhora Aparecida, o novo espaço recebeu R$ 5 milhões em investimentos e está localizada na Avenida Bruno Martini, esquina com a Avenida José Teobaldo Anschau, no bairro Nossa Senhora Aparecida, sentido aeroporto da cidade.