Empresários mato-grossenses puderam conhecer negócios e marcas reconhecidas mundialmente por meio da ‘Missão Técnica Internacional de Benchmarking’ realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em Orlando, na Flórida (EUA). A imersão foi voltada aos empreendedores, entre eles profissionais da saúde, consultor imobiliário, varejistas, hoteleiros, médicos e empresários de outros setores, que participaram de workshops, palestras e visitas técnicas sobre atendimento e experiência do cliente durante 10 dias.
A médica Eliane Donadel Guimarães foi uma das integrantes da missão. Ela, que é responsável por empresas na área de saúde que prestam atendimentos na região Norte de Mato Grosso e região Sul do Pará, conta que embarcou para Orlando com o objetivo de aprender mais sobre experiência do cliente e que ao final da viagem se surpreendeu.
“A gente entra um empresário na missão e sai outro, com certeza um empresário melhor, com a cabeça borbulhando de opções, de crescimento, ideias sobre onde implementar e melhorar. Eu sou bastante grata ao Sebrae/MT por essa missão. Somos um grupo com profissionais de várias áreas e fomos muito bem assessorados na tradução, na segurança e no compartilhar conhecimentos. Foi simplesmente incrível”, relata.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, liderou o grupo durante a missão técnica e ressalta que a instituição promove missões internacionais para que os empresários mato-grossenses possam ter outros olhares sobre o seu negócio. “Os empresários podem ver na prática de que forma podem mudar seu produto ou sua prestação de serviço por meio da experiência internacional. Foi uma missão incrível, todos os participantes ficaram encantados com as visitas, oportunidades e insights que essa ação proporcionou”, afirma.
O diretor comenta que o Sebrae/MT se preocupou em promover uma agenda intensa e focada em tendências, inovação e novas tecnologias. Os empresários visitaram empresas renomadas e conhecidas mundialmente como Apple, Disney e Harley Davidson. “São negócios que se destacam pela experiência que proporcionam ao cliente. Além disso, tivemos uma visita técnica voltada aos pequenos negócios para mostrar para os empresários que até as micro e pequenas empresas podem inovar e se destacar. Esse olhar internacional é importantíssimo para que a gente possa aumentar a produtividade, a inovação e a sustentabilidade das empresas”, ressalta.
O coordenador da Missão Técnica, Leandro Gonçalves, descreve que foram dez dias de imersão para entender como as empresas trabalham a experiência do cliente de forma detalhada e enriquecedora.
“Um destaque foi a tão esperada visita aos parques e bastidores da Disney, onde a dinâmica permitia que cada empresário observasse e identificasse pontos positivos e negativos da experiência proporcionada pelo parque, pois a ideia de perceber esses pontos e aplicá-los à própria empresa pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizado e conscientização”, explica.
A ideia é que o grupo possa implementar algumas experiências e aprender com outras. “Ao reconhecer aspectos adversos no contexto do parque, os participantes são desafiados a refletir sobre o impacto de suas próprias operações empresariais e a buscar soluções criativas para minimizar qualquer efeito prejudicial. Essa atividade não apenas promove a responsabilidade ambiental, mas também estimula a inovação na busca por práticas comerciais mais sustentáveis, destacando como pequenas mudanças podem ter um grande impacto positivo, tanto no ambiente quanto nos negócios”, ressalta o coordenador.
Novas perspectivas
Jaqueline Zeferino é empresária de hotelaria em Primavera do Leste e esteve presente na Missão Orlando. Ela conta que participou da ação para entender e melhorar a experiência do cliente em seu negócio.
“Nós entendemos que para sermos líderes no nosso segmento, precisamos aprender a focar na melhoria contínua como estratégia de permanência no mercado. Um dos principais aprendizados da missão foi a importância da personalização para nossos clientes e já estamos colocando em prática isso. Estamos explorando maneiras de oferecer experiências mais personalizadas para resultar em maior satisfação e lealdade”, descreve a empresária.
Renê de Souza empreende no ramo da hotelaria no município de Guarantã do Norte e comenta que a missão trouxe uma bagagem única e transformadora, principalmente a experiência em Orlando. “Foi tudo fantástico, desde a saída em Cuiabá até a chegada nos Estados Unidos. O conhecimento foi muito importante, principalmente as experiências na Disney, porque eu já consigo ver as mudanças que preciso fazer na minha empresa e o próprio Sebrae/MT vai me ajudar com essas soluções pós missão”, explica.
Outras missões
O Sebrae/MT realiza missões nacionais e internacionais para impulsionar os negócios do estado por meio de dinamismo, técnicas inovadoras, novas tecnologias e muito aprendizado e prática. Já estão abertas as inscrições para duas missões internacionais.
Ainda neste ano terá a missão ‘Canton Fair’, onde o Sebrae/MT levará pelo menos 16 pequenos empresários para o evento. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios, a ‘Missão Canton Fair 2023’ será realizada entre os dias 13 e 25 de outubro, em Guangzhou, na China, e em Doha, no Catar.
O Sebrae/MT também está com vagas abertas para outra missão técnica internacional, desta vez para o ‘Retai’s Big Show’ – o maior evento do varejo – que será realizado em Nova York pela Federação Nacional do varejo americano (NRF), em janeiro de 2024. A ‘Missão Innovative Experience Tour NRF 2024’, realizada em parceria com a Associação dos Comerciantes de Cuiabá (ACCuiabá), pretende levar pelo menos 14 pequenos empreendedores para vivenciar experiências únicas em Nova York, entre os dias 12 e 22 de janeiro de 2024.
Os destaques da feira é que ela conta com mais de 1000 expositores e 350 oradores convidados para mostrar o futuro dos segmentos de varejo da moda, calçados, bolsas, acessórios e até da alimentação.
Informações sobre as próximas missões a serem realizadas podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].