Comercialização de serviços em pequenas, médias ou grandes quantidades, com o melhor retorno financeiro. Esses são os objetivos do varejo, sendo um dos setores que mais cresce no Brasil e, em Mato Grosso. A abertura de empresas do ramo varejista teve um crescimento de 69,7% de 2014 a 2023, e dentre as principais atividades que se enquadram neste segmento são: vestuário e acessórios (23,76%), produtos alimentícios (8,88%) e bebidas (6,00%).
Em Mato Grosso, a maioria das empresas varejistas (55%) tem uma maturidade empresarial estabelecidas, além disso, têm 3.489 empresas nascentes, 40.305 empresas iniciais e 53.590 empresas estabelecidas. Essa classificação faz parte da metodologia adotada na Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e por isso, a 13ª Edição da Feira do Empreendedor 2023 do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso) impulsionou e fortaleceu ainda mais o segmento, com espaços exclusivos, treinamentos e diversas palestras realizadas entre os dias 5 a 8 de outubro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
A coordenadora da Arena do Varejo na Feira do Empreendedor 2023, Mireila de Arruda, disse que durante meses foram feitos estudos e planejamentos para construir uma programação completa. Ela explica que as palestras tiveram temas variados para diversificar e englobar todos os setores e interesses possíveis dos profissionais que atuam no setor.
“Todo o nosso conteúdo foi pensado conforme a necessidade e as tendências que estão por vir no varejo. Nós abordamos temáticas voltadas ao marketing, ao digital, que hoje a gente percebe que ainda é uma dificuldade desse empreendedor de entender quais são as tendências, quais são as novidades que estão rolando nessa parte. Trouxemos inovação, pois se você não inovar, estará perdendo espaço no mercado. Também trouxemos temáticas voltadas à economia criativa, de quem trabalha com cultura, arte, artesanato, música, trazendo essas tendências. Procuramos realmente diversificar para a atender todos os tipos de públicos e de empresários”, falou.
Uma das palestras voltadas ao fortalecimento do mundo do varejo, foi com o Youtuber, ex-atleta da Seleção Brasileira de Natação e mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP), Joel Jota, que destacou o trabalho do Sebrae/MT em apoiar o pequeno e médio empreendedor.
“Eu acho muito importante o propósito desta instituição, pois é por meio da orientação e da educação que podemos transformar empreendedores em pessoas com mais consciência, com mais ferramentas, que amplificadas fazem com que os negócios deles cresçam, floresçam e que não entre na triste estatística de morte dos negócios após tanto tempo. O que tem a ver com a educação e empreendedorismo, eu invisto e apoio. E esse impulsionamento está sempre no pequeno médio, quando é empreendedor. O Brasil que é um país de muitos empreendedores e nós temos que ajudar”, disse o Youtuber.
Desafios no caminho
Conforme o gestor de Comércio e Serviço do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, o mercado do varejo tem um grande desafio nos próximos anos, que é aprender as ferramentas digitais para poder alcançar mais clientes.
“Para o varejo ser mais competitivo, ele precisa estar conectado, precisa estar na internet e saber se posicionar neste meio. Então, uma das vertentes é trabalhar o digital, e aprender como o pequeno negócio pode utilizar as ferramentas digitais para poder alcançar mais clientes e, é claro, melhorar seus resultados. Além do digital, outra vertente importante são as finanças, que é uma das dores dos pequenos negócios em Mato Grosso, pois de nada adianta também vender, alcançar clientes e não conseguir mensurar isso e arrumar a casa e saber se a está tendo lucro ou prejuízo”, falou Leandro que também é gestor de Mercado Digital.
Ele ainda reforçou ainda que o varejo é uma das atividades, é um dos segmentos que mais emprega em Mato Grosso. “Ele fomenta essa cadeia produtiva de empregos e se for pensar e analisar o cenário econômico e o que a gente consome, basicamente tudo é varejo. Seja um restaurante, ou uma loja de roupa, destas menores, que são a maioria, falamos do varejo. Quando se pensa em pet shop também estamos falando de varejo, segmentado. Uma oficina mecânica que presta serviços também é varejo. Então, se a gente for analisar o mercado em Mato Grosso, percebe-se que o setor varejista é o que fomenta a economia, gera emprego e ajuda o Estado a se desenvolver”, disse ao reforçar o compromisso do Sebrae/MT em apoiar e fomentar o desenvolvimento do setor.
Modelos de negócios
Expondo no segmento de alimentação, uma das empresas que tem ganhado destaque no mercado mato-grossense e nacional, é a Movido Açaí, que levou à Feira as novidades e histórias da empresa mato-grossense que tem quase 20 anos de atuação no Estado.
Com raiz de empreendedorismo da família Ramos, o produto se tornou referência no segmento de alimentação saudável com reconhecimento de qualidade e sabor.
O representante da marca em Mato Grosso, Giovanni Santos, disse que o estado é carente de regionalismo e que a empresa tem conquistado espaço e crescido graças ao suporte e acompanhamento de assessoria técnica do Sebrae/MT.
“Muitas empresas, principalmente no segmento de açaí, sorvete, picolé, enfim, segmento de congelados, geralmente vem de fora, né? E no segmento do açaí principalmente, nós somos a única indústria totalmente regional. Hoje nós atendemos também o estado de Rondônia, mas ainda timidamente. Por que? Porque nós estamos cuidando do nosso quintal primeiro, e o nosso quintal é Mato Grosso e nós somos gratos ao Sebrae/MT que sempre nos deu apoio para o desenvolvimento da nossa empresa”, ressaltou.
Loja conceito
Outro setor que tem crescido exponencialmente em Mato Grosso é o voltado ao mundo Pet, com aumento em média de 18% ao ano, segundo dados do setor de pesquisas do Sebrae/MT. Até setembro de 2023, Mato Grosso contava com 1.781 empresas ativas no setor pet. O número foi alcançado ao longo dos últimos cinco anos (2018/2023), período em que o setor ganhou evidência, principalmente durante a pandemia.
Por isso, durante a Feira do Empreendedor, o Sebrae/MT disponibilizou o “Espaço Pet”, com uma loja conceito, que é um modelo de empresa que atuou como um espaço exclusivo para donos de empresas no ramo, para quem quer empreender neste segmento e também aos donos de animais.
Durante os quatro dias do evento, os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre os negócios voltados ao universo Pet, com clínica veterinária, banho e tosa, produtos, serviços e arena de conteúdos com palestras técnicas, além de um desfile de animais que receberam um cuidado especial dos profissionais na loja conceito.