Mais de 20 empresas privadas e representantes de órgãos públicos se reuniram no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá, para discutir as práticas de gestão de resíduos e a busca de soluções para promover mudanças por um futuro mais sustentável. A 6ª edição da ‘Semana Lixo Zero Cuiabá’, promovida pela empresa Teoria Verde, em parceria com o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), promove ações em prol do impacto social e ambiental por meio da mobilização de limpeza e ação educativa.
Casos de sucesso destacaram práticas exemplares aplicados em empresas, indústrias, escolas e eventos. O diretor da Teoria Verde, explica que a empresa atua em Mato Grosso com foco na educação ambiental e comunicação, sendo aliado das ações do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), portanto este encontro fortalece os processos ao mostrar histórias e compartilhar ações concretas relacionadas à missão ‘Lixo Zero’.
“É um evento de troca de experiências, onde conectamos diferentes modelos de gestão de resíduos, para inspirar as pessoas com exemplos de quem fez ou está fazendo e assim, poder aplicar à sua realidade. Mato Grosso está evoluindo nessa área e o ‘Lixo Zero’ vem para contribuir com as empresas, prefeituras, escolas e instituições em geral, para demonstrar o quão responsáveis somos pelos resíduos que geramos e encaminhá-los corretamente”, ressalta.
O Sebrae/MT que gere o CSS, segue no caminho ‘Rumo ao Lixo Zero’, com quase 60% de desvio de aterro, e segundo o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, o compromisso com a sustentabilidade é uma prática de conscientização regular da instituição, e, a parceria com a Teoria Verde fortalece ainda mais para a ampliação de novas ações.
“A ação é muito positiva para a constituição das ações do Centro Sebrae de Sustentabilidade e do Sebrae Mato Grosso como um todo, para que a cada ano consigamos ampliar a nossa gestão de resíduos e reduzir o lixo gerado no ambiente. Cada vez mais trabalhamos na conscientização dos colaboradores e na implementação de novas práticas de gestão de resíduo, fazendo aquisição de insumos que tenham um ciclo de vida maior e, assim, também trabalhar a economia circular”, destaca o diretor.
Histórias que inspiram
Entre as histórias apresentadas no encontro, que mostra comprometimento com o meio ambiente, está a do ‘Festival Vambora’, que já iniciou o projeto com o propósito de ser sustentável e implementou diversas ações em um megaevento realizado na Arena Pantanal. Segundo o coordenador geral da produtora, Matheus de Luca, a meta é ser o primeiro festival de Mato Grosso a ter o título de ‘Lixo Zero’.
“Não era uma questão de obter certificado, mas o fato de cumprir metas e mudar práticas para diminuir o impacto que um grande evento causa no quesito ambiental. Fomos atrás de saber como funcionava e o que era preciso por meio de uma consultoria. Tivemos que alterar diversas práticas e mudar a lógica de fazer o evento. Foi uma decisão que implicou desde a forma como a gente iria oferecer os produtos, comercializar, até nas questões de logística e gestão desses resíduos”, explica Luca.
As práticas sustentáveis realizadas na 3ª Edição do ‘Festival Vambora’ resultaram no selo ‘Rumo ao Lixo Zero’, com 72% de desvio de aterro. “Essa experiência nos deixa mais preparado e entendendo o que podemos fazer para realizar um evento ainda melhor e quem sabe chegar aos cem por cento. Aprendemos que ser um festival ‘Lixo Zero’ é uma política que levamos para a instituição, para os demais eventos e até para a sociedade de forma geral. E, esse encontro proporciona a oportunidade de fazer essa troca sobre iniciativas e parcerias com outras empresas, o que é muito gratificante”, comemora Matheus.
Práticas sustentáveis em ação
Outra empresa que demonstrou suas práticas sustentáveis foi a cervejaria Louvada, que já é detentora da certificação ‘Lixo Zero’, com 97,25% de aproveitamento dos resíduos gerados. Segundo a gerente de marketing, Rose Göbel, as principais ações da cervejaria estão no uso de energia limpa, operando 100% com energia solar, a reciclagem de embalagens biodegradáveis e reutilização de resíduos de malte transformados em ração animal, além de educação e conscientização sobre a sustentabilidade.
“A conquista do ‘Certificado Lixo Zero’ foi um marco significativo nesta jornada, que reforçou ainda mais nosso compromisso com a sustentabilidade. O envolvimento e a educação dos nossos colaboradores, juntamente com a implementação de práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção, demonstram nosso empenho em não apenas manter, mas aprimorar continuamente nossas políticas de sustentabilidade”, pontua.
Propósitos alinhados
Luiz Buzetti representante da empresa de recapagem Buzetti Pneus, conta que pela primeira vez participa do encontro, mas que a cultura de reciclagem é praticada na empresa, principalmente por se tratar de um material que pode ser totalmente reaproveitado.
“A reciclagem é algo que vem de família e agora tivemos uma visão mais ampla sobre sustentabilidade e isso vai nos ajudar a melhorar os nossos processos. Além de nossos produtos receberem a destinação correta, nós também temos o objetivo de contribuir com a conscientização das práticas sustentáveis entre os nossos funcionários para que eles levem para casa. Se cada um fizer um pouco, todos o mundo ganha”, comenta o empresário que pretende implementar o selo na empresa.
E todos estes processos e propósitos apresentados no evento estão alinhado à missão do Centro Sebrae de Sustentabilidade, segundo o analista Técnico do CSS, Elton Ribeiro. “Nesse evento, temos a percepção de que há muitos empresários preocupados com o meio ambiente e a sustentabilidade. Aqui mostramos para a sociedade todas as possibilidades de boas práticas que podemos adotar por meio do CSS. Desde a edificação, práticas adotas no prédio, até os conteúdos que proporcionamos para o pequeno negócio”, finaliza Elton.