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Empresa vence licitação de mais de R$ 800 mil da Prefeitura após treinamento do Sebrae/MT

“Sebrae/MT foi fundamental para auxiliar em todo o processo de organização documental”, diz empresário
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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A empresa ‘Dallas Recanto do Sabor’, do setor de buffet e eventos foi a vencedora da licitação no valor de R$ 801.423,00 da prefeitura municipal de Sinop. A empresa tem mais de 20 anos de mercado e seus proprietários, Constância Santos e Rander Sousa, passaram pelo treinamento do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), para conseguir obter êxito no processo licitatório. O curso ofertado gratuitamente de “Como Vender para Órgãos Públicos” realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, também atendeu outros 40 empreendedores de diferentes segmentos também participaram.

Rander conta que o curso do Sebrae/MT foi fundamental para auxiliar em todo o processo de organização documental para atender as normas da licitação e conseguir sair vencedor.

“Existe este outro universo que a empresa não estava habituada a trabalhar, que é atender órgão público, a nossa maior experiência está em fornecer para empresas, agora temos esta nova oportunidade. Então, o curso foi extremamente fundamental porque a gente viu realmente todo o fundamento de o que é uma licitação, quais são os protocolos, os processos, o que não fazer, até para gente conseguir atender o órgão, mas com uma alta performance, realmente não cometer equívocos que outras empresas cometem, e assim preparar toda a documentação necessária para vencer”, falou.

Ele explicou ainda que durante a análise para entrega da documentação, foi feita uma análise e correção para evitar falhas. “Uma documentação que a gente fez do levantamento, até com alguns profissionais, estava irregular, e iria causar a nossa desclassificação, mas conseguimos corrigir em tempo. Se não tivesse passado pelo treinamento, automaticamente não estaria em processo nem de classificatório e era um documento bem risório. A recomendação é para participar o máximo possível dos treinamentos. É necessário monitorar todos os cursos, treinamentos, pagos, não pagos, porque foi de extrema importância para nossa empresa”, ressalta.

O empreendedor reforçou que o Sebrae/MT abriu portas por meio do curso. “Foi fundamental para o nosso sucesso, graças a todo esse apoio do Sebrae. Então, recomendamos a participação dos empresários em tudo. Não imaginei que seria bom e foi muito mais do que precisava”.

Conforme o consultor de licitações e contratos do Sebrae/MT, Eduardo Felipe de Souza, entre Sinop e Sorriso mais de 90 empresas já passaram pelo treinamento. “Os frutos plantados no ano passado puderam ser colhidos já esse ano, porque algumas empresas que repetiram o treinamento conosco agora, nos contaram experiências, de que já conseguiram entrar no mundo de licitações, algumas não conseguiram ganhar processos licitatórios, mas elas já estão conseguindo captar editais, já estão conseguindo cadastrar propostas para concorrência em editais. Eles estão galgando um caminho, crescendo, ou seja, a cada passo eles estão evoluindo e aprendendo com o passar das licitações”, falou.

Caminhos de sucesso

Ele explica os principais passos para conseguir obter êxito em processos licitatórios. “O primeiro passo é entender o mundo das licitações, o segundo passo é conseguir entrar num edital sem ser desclassificado por falta de documentação, foi isso que a gente conseguiu corrigir de um ano para cá e agora, as empresas já estão conseguindo cadastrar suas propostas e concorrer, muitas estão perdendo no preço, porque concorrem com empresas de grande porte, com maior volume de vendas no mercado, e algumas já estão conseguindo até mesmo conseguir ganhar alguns editais, como é o caso da Dallas”, falou.

O consultor explicou que o treinamento que o Sebrae/MT disponibilizou foi fundamental para essas empresas conseguirem chegar ao êxito de ganhar, ou até mesmo de concorrer no processo licitatório, porque não tinham aquele feeling de conseguir cadastrar proposta num processo eletrônico. “Muitas tinham dúvidas da interpretação da documentação, muitas vezes não tinham um bom escritório contábil por trás, não tinha um representante que tivesse a percepção na área de licitações, e elas pecavam na separação de documentação, então a gente no treinamento trabalhou muito isso com cada uma das empresas”, conclui.