Dois projetos de inovação e tecnologia, desenvolvidos por estudantes no ensino médio e nível superior de Mato Grosso, alcançaram o segundo e terceiro lugar na etapa nacional do 2º Desafio Liga Jovem. A grande final com a revelação dos classificados ocorreu em um evento durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), em São Paulo.
O projeto “Eco-tube”, desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), em Tangará da Serra, ficou em segundo lugar na categoria “Ensino Superior”, no qual receberam smartwatches como prêmio pela colocação.
O projeto “Sistema Integrado de Controle e Segurança”, desenvolvido pela equipe Wire Wizards, da Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Campo Verde, ficou em terceiro lugar na categoria “Ensino Médio”. Os quatro integrantes e o professor orientador foram premiados com tablets.
“Esta conquista tem um significado especial, considerando que, na primeira edição do prêmio, não tivemos equipes do estado selecionadas para a banca nacional. Agora, na segunda edição, não só marcamos presença com duas equipes na missão nacional, como também ambas alcançaram posições de destaque no pódio”, destaca o gestor do programa Educação que Transforma do Sebrae/MT, Felipe Tavares.
Investindo no futuro
Para a professora Paula Brito, do curso de Administração da Unemat e que coordena o projeto “Eco-tube”, a classificação serve como um estímulo para continuarem o desenvolvimento do projeto. “O reconhecimento abre portas para novas oportunidades, os feedbacks nos ajudam a melhorar e aprender mais. Foi uma experiência incrível e desafiadora. Estamos muito gratos pela oportunidade. Agora, estamos participando do Startup.Bio promovido pelo Sebrae/MT para validar a ideia e tentar investimento para executar o produto” pontua a educadora.
“A intenção é a implementação na escola, utilizando subsídios do estado. O projeto também está abrindo novas portas para os alunos e para a escola, principalmente no que tange à área de automação, em que o nosso projeto está inserido”, conta o professor de física Cleverson Moura, que orienta a equipe Wire Wizards. Ele também afirma que os tablets conquistados na premiação irão auxiliar no estudo dos alunos.
O Desafio Liga Jovem é a maior competição em empreendedorismo tecnológico escolar à nível nacional e reconhece iniciativas desenvolvidas por alunos do ensino fundamental ao superior, sendo realizado pelo Sistema Sebrae em todos os estados do país. Em dois anos de competição, esta é a primeira vez que projetos de alunos mato-grossenses alcançam o pódio na etapa nacional.