Engajado no propósito de facilitar a inclusão dos pequenos negócios na nova economia, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que atua na disseminação de conhecimentos de inovação e sustentabilidade, esteve presente no Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), em Salvador (BA), realizado do dia 23 a 25 de novembro.
O evento teve o objetivo de fomentar debates em relação à sustentabilidade e circularidade. Com uma programação diversificada, o fórum aconteceu em quatro museus de grande relevância histórica e cultural.
A analista técnica do CSS, Laís Campos, conta que em todos os painéis que participou notou a inclusão e diversidade do público além das discussões e explanações sobre dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), “Isso demonstra a importância do compromisso com a Agenda 2030 e que devemos estar cada vez mais atentos e preparados para mudanças, implementando boas práticas”, afirma.
Como polo de referência nacional do Sistema Sebrae, em Mato Grosso, o CSS atua na disseminação de novos caminhos – assim como na economia circular – em busca de um modelo de sociedade que equilibre o crescimento econômico e conservação ambiental. Todo o conceito inovador que reorienta a dinâmica de produzir, consumir e gerir resíduos da economia circular é disponibilizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade para que os pequenos negócios possam realizar no dia-a-dia. Confira aqui.
Energias renováveis
Também parte da nova economia, a expansão da matriz energética e oportunidades do setor foram um dos temas discutidos durante o Fórum de Energias Renováveis, realizada em Natal (RN), entre os dias 22 e 23 de novembro. O Centro Sebrae de Sustentabilidade marcou presença no evento que debruçou sobre a transição energética e sua expansão no país.
Em um ambiente dinâmico com rodadas de negócios e de investimentos, proporcionando conexões com negócios e startups, o evento, por meio do Polo de Energias Renováveis do Sebrae/RN, proporcionou espaço para discutir metodologias e aplicações já em prática do setor energético pelo país. Para a analista técnica do CSS, Camila Andrade, é muito importante a disseminação desse conhecimento.
“Estar em eventos como o Fórum de Energias Renováveis nos dá a chance de observar e analisar quais são os principais desafios e oportunidades de empreender no setor, ,e aumentar o conhecimento em relação ao tema para trazer soluções ao pequeno negócio de forma sustentável”
Além disso, no segundo dia de evento, o Polo de referência em sustentabilidade participou da reunião de governança do Polo de Energia renováveis, onde o principal objetivo é o fortalecimento da governança entre os polos assim como o sistema Sebrae, possibilitando visualizar os resultados adquiridos pelo polo e também discutir ações.