ASN MT Atualização
Compartilhe

Programa Start&UP fortalece o ecossistema de inovação em Cuiabá e premia melhores projetos

O programa, que teve a duração de quatro meses, focou no desenvolvimento dos empreendedores e ao final da jornada reconheceu os destaques com viagens
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

A 7ª edição do programa Start&UP, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), destacou o potencial de inovação e o crescimento do ecossistema de startups na capital mato-grossense. Durante o evento, as startups participantes tiveram a chance de apresentar seus projetos, refletir sobre os aprendizados adquiridos e, principalmente, serem reconhecidas por suas soluções inovadoras que prometem transformar mercados local e nacional.

O programa, que teve duração de quatro meses, concentrou-se no desenvolvimento de empreendedores em estágio inicial, oferecendo mentorias e capacitações técnicas intensivas para preparar as startups para a validação de mercado e a escalabilidade de seus negócios. A grande final contou com pitches (apresentações curtas) de alto nível e a entrega de prêmios para as melhores soluções avaliadas por uma banca composta por especialistas e investidores.

Diego Menegatti, gestor de Inovação da agência do Sebrae/MT em Cuiabá e um dos gestores do programa, destacou a importância de iniciativas como o Start&UP para o fortalecimento do ecossistema de inovação local. Segundo ele, a colaboração entre startups, investidores e mentores é fundamental para posicionar Cuiabá como um polo de negócios disruptivos e sustentáveis, capazes de gerar impacto tanto no mercado regional quanto global.

“A construção de um ecossistema forte depende de iniciativas inovadoras, que conectam startups, investidores e parceiros estratégicos. O resultado é um ambiente mais propício para a criação de negócios inovadores com impacto local e global”, afirmou Menegatti.

O gestor do Sebrae/MT reforça o papel do programa Start&UP no fomento ao desenvolvimento de novos negócios. “Nosso objetivo com o programa de pré-aceleração é ajudar os empreendedores a estruturar suas ideias e modelos de negócio, guiando-os nas etapas de prototipação e validação para que possam escalar e até atrair investidores”, completou.

Premiação e conquistas

O evento premiou startups que se destacaram durante o processo de pré-aceleração, com soluções que trazem inovação e eficiência para diferentes setores. Os três primeiros vencedores ganham uma participação em missão técnica nacional do Sebrae/MT.

O grande vencedor da noite foi o Agro M2, que conquistou o primeiro lugar com uma solução de inteligência artificial para monitoramento de plantios agrícolas, utilizando análise preditiva das folhas de soja. O projeto promete otimizar a produção no campo, agregando tecnologia para enfrentar os desafios do setor agropecuário.

Já a empresa FertiHedge que se destacou pela aplicação de IA na otimização da produtividade agrícola e na gestão de indicadores, conquistou o segundo lugar. O Goat, uma startup focada no desenvolvimento de um sistema ERP inovador para o mercado de BPOs financeiros, garantiu o terceiro lugar.

Além disso, o Sentinela Web3 foi premiado como Startup Destaque, ao apresentar uma proposta revolucionária para a integração de carteiras digitais e criptomoedas.

Ighor Wambasther de Arruda Bastos, CEO da Agro M2, comemorou o prêmio como um grande impulso para a empresa e sua carreira. Ele destacou que a Agro M2 usa Inteligência Artificial para otimizar a análise de dados e ajudar os produtores a tomar decisões mais informadas e sustentáveis, desde o uso de defensivos agrícolas até a comercialização de commodities.

“A agricultura baseada em dados é uma necessidade, não uma tendência. Nossa solução fortalece essa cadeia, ajudando os produtores a aumentar a eficiência, enfrentar desafios e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. Este prêmio reafirma nosso compromisso de colocar a tecnologia a serviço das pessoas, criando valor para toda a cadeia do agronegócio”, afirmou o empreendedor, enfatizando o impacto positivo da tecnologia no aumento da eficiência e competitividade dos produtores.

Ighor Wambasther de Arruda Bastos, CEO da Agro M2, foi o grande vencedor da noite com uma solução de inteligência artificial para plantios agrícolas.

Palestras inspiradoras

Além das apresentações das startups, o evento contou com duas palestras que abordaram temas importantes para o universo empreendedor. A primeira, “Ambidestria e Cultura da Experimentação”, trouxe uma reflexão sobre a importância de equilibrar inovação com execução para gerar resultados concretos. Já a segunda, “A.I. Chegou”, discutiu o impacto transformador da inteligência artificial nos negócios e nas indústrias.

Sobre o Start&UP

O Start&UP é um programa de pré-aceleração que oferece uma imersão prática em todas as fases de desenvolvimento de uma startup, desde a ideia inicial até a validação de mercado. Com o apoio de mentores especializados, o programa tem ajudado a transformar ideias promissoras em negócios estruturados e preparados para crescer.

O encerramento da 7ª edição do Start&UP reafirma o potencial de Cuiabá como um polo de inovação e empreendedorismo. Segundo os organizadores, o sucesso deste ciclo é apenas o começo de uma jornada contínua de fortalecimento do ecossistema local. Com a expectativa de novas edições do programa em breve, o Start&UP prevê se tornar um grande catalisador para o crescimento de empresas inovadoras em Cuiabá, promovendo a inovação, a criação de soluções tecnológicas e a geração de novos negócios no coração do Brasil.