Com o propósito de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável e econômico, o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) em Lucas do Rio Verde, apresentou as diversas ações que já foram desenvolvidas e as que ainda serão colocadas em prática durante esse ano na região, aos jornalistas de rádio, televisão e sites, além de parceiros e clientes.
O “Café com a Imprensa” ocorreu nesta quinta-feira (4), na sede do Sebrae/MT e reuniu mais de 30 profissionais da comunicação do município.
O Sebrae/MT desenvolve ações em todo o território mato-grossense e está presente com sua rede de atendimento presencial em 125 municípios do Estado (89%). Em Lucas do Rio Verde, os comunicadores tiveram acesso aos dados da regional que também é responsável por atender outros sete municípios, entre eles Nova Mutum, Tapurah, São José do Rio Claro, Itanhangá, Nova Maringá e Santa Rita do Trivelato.
Conforme o gerente regional do Sebrae/MT em Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro Pereira Magalhães, o objetivo do encontro foi ampliar a comunicação com os profissionais para fomentar o empreendedorismo na região.
“O Sebrae/MT não atende apenas MEI, mas temos uma séria de capacitações para empresas de pequeno, médio e grande porte. Também temos atuado muito mais forte na área de consultoria e, isso, em diversas áreas. Temos muitas empresas cadastradas de consultoria e isso facilita para ter uma redução de custos”, pontou Magalhães
O gerente ressalta que somente em 2023, a agência realizou mais de de 10.785 atendimentos. Atualmente, são 26.255 empresas ativas na regional. Dessas, 89,67% são de pequenos negócios, sendo: Microempreendedor individual: 11.861 (45%), Microempresa: 9.134 (35%) e Empresa de Pequeno Porte: 2.548 (10%)
A empresa de Otávio Roman, é um dos exemplos que recebeu apoio do Sebrae/MT na cidade e após a consultorias organizou a gestão do negócio. A microempresa do setor de som para eventos passou pela formatação de negócio e, atualmente, é parceria da entidade.
“O Sebrae é muito parceiro do pequeno e médio negócio. Quando montei minha empresa, a primeira ação foi buscar uma consultoria e, agora, trabalhamos nisso para dar certo. A parceria deu tão certo que hoje também ofereço sonorização para os eventos do Sebrae. É um local que se consegue estruturação”, disse Roman.
Outras ações
Durante o encontro também foi apresentado o programa “Chamada de Impacto”, que impulsionará a economia de Lucas do Rio Verde com capacitação de empreendedores. O evento de abertura do programa será no dia 15 de abril, a partir das 19h, na agência do Sebrae/MT, em Lucas.
A capacitação — promovida pelo Sebrae/MT, com apoio da prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde e operação da Impact Hub Floripa — também deve gerar oportunidades de negócios para micro e pequenos empreendedores. Os interessados em participar, podem se inscrever gratuitamente, até o dia 10 de abril AQUI!
Além disso, também terá o Empretec, que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Em Lucas do Rio Verde, serão seis dias (22 a 27/04), em imersão na melhor metodologia de empreendedorismo. As inscrições e agendamentos das entrevistas devem ser feitas pelo (65) 3548-2450.