O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura de Sorriso promoveu o ‘1º Fórum de secretários Municipais de Mato Grosso’, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso (MT). Mais de 150 pessoas representando cidades de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
No encontro tiveram representantes de municípios mato-grossenses: Alta Floresta, Cláudia, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Sapezal, Sinop. Além de outros estados como Tibagi (PR), Santana de Parnaíba (SP), Confins (MG), Felixlândia (MG), Maringá (PR) e Belo Horizonte (MG) participaram do evento.
Conforme o gerente Regional do Sebrae/MT, Volmir Contreira, o intuito desta ação é provocar avanços nas políticas públicas dos municípios.
“No programa cidades empreendedoras, o Sebrae/MT trabalha a questão da melhoria do ambiente de negócios. Sabemos que nossa região tem um alto potencial de desenvolvimento, e também há muitas políticas públicas que precisam ser aprimoradas. Principalmente em benefício aos pequenos negócios. Nesse fórum, tivemos a iniciativa e apoio da prefeitura de Sorriso justamente para tratar ações relevantes para o desenvolvimento regional”, diz.
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin agradeceu a iniciativa do Sebrae/MT que fomenta o desenvolvimento regional.
“É uma instituição nacionalmente respeitada e a prefeitura de Sorriso vem sempre buscando esses convênios. Foi um dia muito importante para debater os desafios da nova lei de licitações, que é um desafio muito grande, pois a maior parte dos nossos processos licitatórios estão dando desertos. Muitas empresas não querem mais participar e, isso, traz um prejuízo muito grande ao poder público. Outro ponto relevante é que algumas empresas que passaram pelo processo burocrático desistem, pois o preço fica muito abaixo da tabela. Nós precisamos de velocidade para atender a população”, falou.
O secretário municipal de administração de Sorriso, Estevam Hungaro Calvo Filho, destacou a integração promovida pela Sebrae/MT.
“O município de Sorriso tem seus problemas com políticas públicas e essas dores às vezes são as mesmas dos municípios vizinhos. Por isso, em parceria com o Sebrae/MT resolvemos fazer esse Fórum Regional para sentar com os secretários de várias cidades e fazer uma integração. Uma das principais iniciativas, é trazer mais clareza sobre a lei de licitação, que traz inúmeras inovações. Principalmente com a criação do gestor de licitação, que vai operar todo o departamento. Outro ponto é que será obrigatório o pregão eletrônico, que poderá concorrer de qualquer lugar do Brasil. Agora, imagina comprar um caderno de uma empresa lá do Rio Grande Norte. Até esse produto chegar em Sorriso, as aulas já podem ter acabado. Essa será uma das dificuldades da nova lei de licitações”.
O Fórum promoveu um diálogo construtivo e o aperfeiçoamento das ações em cada área de atuação, visando o desenvolvimento coletivo e bem-estar de toda a população com este encontro entre secretários municipais e empreendedores. A ação fomentou parcerias e colaborações que possam resultar em iniciativas conjuntas para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico dos municípios.
Palestras exclusivas
A abertura do evento contou com a palestra do engenheiro civil, consultor em governança colaborativa e sustentabilidade Silvio Barros, que é ex-prefeito de Maringá (PR). Ele abordou a saúde do consórcio e o desenvolvimento local e regional.
“Essa provocação é necessária. Nós precisamos encontrar soluções rápidas e radicais. Essa iniciativa do Sebrae de trazer essa discussão e novas olhares é muito importante. As crises trazem dificuldades e oportunidades ao mesmo tempo. Esse foi inspirador para que os municípios tomem atitude e façam ações mais sustentáveis. Está comprovado que o lixo pode se tornar coisas valiosas. Enterrar lixo é enterrar dinheiro e nós precisamos mudar isso o mais rápido possível”, comentou.
Já o advogado e professor Felipe Ansaloni palestrou sobre a “Nova Lei de Licitação”, e na ocasião, ele apontou quais os desafios e a possibilidade do aumento da participação das micro e pequenas empresas como fornecedores.
“As inovações da lei de licitações afetarão diretamente a vida dos municípios em relação ao desenvolvimento econômico, os processos administrativos, tomadas de decisões, fomento das micro e pequenas empresas. Um dos primeiros pontos é a alteração da lei que beneficiam as pequenas empresas. Segundo, é o reforço muito grande da ideia de planejamento para contratações. Um terceiro ponto é o aumento considerável dos limites de dispensa de licitação. É uma mudança que pode beneficiar muito as micro e pequenas empresas amentando as contrações locais. Mais uma vez o Sebrae/MT sai a frente com esse fórum. Dessa forma vai outros órgãos podem replicar essa iniciativa”, falou.
O evento também contou com a participação da chefe de gabinete da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Geórgia Bumlai, sobre o “Ambiente Regulatório e Diretrizes Municipais para Mato Grosso”.