ASN MT
Compartilhe

Sebrae/MT apresenta viabilidade de rota de exportação para fortalecer a economia na região de fronteira

O ‘Relatório de Diagnóstico de Viabilidade da Estrada e Aduana’ que liga o município de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) a San Ignacio de Velasco (Bolívia) foi apresentado à comunidade
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

“O Sebrae/MT desenvolveu para os próximos anos eixos prioritários, e, a Internacionalização está entre as nossas prioridades, por isso, temos certeza de que esta iniciativa vai contribuir de forma significativa para gerar desenvolvimento”. Foi com essa fala que a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, abriu o evento de apresentação do ‘Relatório de Diagnóstico de Viabilidade da Estrada e Aduana’ que liga os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) a San Ignacio de Velasco, na Bolívia.

O estudo desenvolvido pelo Sebrae/MT ao longo de seis meses conta com dados detalhados de exportação e importação de Mato Grosso e do Brasil com a Bolívia, além de fatores econômicos, sociais e culturais, dos municípios envolvidos tanto do lado brasileiro como do boliviano. A relevância do projeto e a necessidade de se viabilizar a pavimentação do trecho de cerca de 220 km que liga os dois municípios (e une os dois países), foi apresentado à comunidade e autoridades na manhã desta sexta-feira (02.08) na Câmara Municipal de Vila Bela.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressaltou que Mato Grosso vive um momento singular no que tange ao cenário internacional, com a liberação de voos internacionais no aeroporto Marechal Rondon, a implantação definitiva da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Cáceres e essa rota alternativa contribuirá com a logística e o desenvolvimento que o Estado precisa. “O Sebrae atua para servir e apoiar, para promover aproximações, conexões e construir elos. Temos certeza que esse projeto pode conectar pessoas de ambos os lados, e com isso vamos fomentar negócios e promover o desenvolvimento humano”, disse.

O analista de Negócios Internacionais do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, explicou que esse estudo demonstra o compromisso da instituição em fortalecer e a reafirmar o comércio bilateral. “Nós [do Sebrae] temos desenvolvido diferentes ações nesse sentido, desde a realização desse diagnóstico técnico, de missões de negócios e estamos construindo também o lançamento do Projeto Líder de Fronteira, que acontecerá em 14 de agosto em Pontes e Lacerda, que visa fomentar e estreitar ainda mais os laços nessa extensa faixa de fronteira oeste com a Bolívia”.

Dados relevantes

A distância entre Vila Bela da Santíssima Trindade em Mato Grosso e San Ignacio na Bolívia são de cerca de 220 quilômetros que carecem de asfaltamento. Do lado brasileiro, são cerca de 80 quilômetros, que o governo de Mato Grosso já teria sinalizado a intenção de asfaltar, e do lado boliviano, que também não tem asfalto, o governo de Santa Cruz que gerencia a região já teria designado o estudo técnico e está buscando formas de garantir o financiamento para o asfaltamento.

A partir de San Ignacio até o porto de Arica no norte do Chile são mais 1.500 km que já estão asfaltados, o que reduz em muito o custo de transporte, uma vez que boa parte das exportações saem por meio dos portos no Atlantico. Além disso, os produtos mais importados por Mato Grosso da Bolívia como os fertilizantes, por exemplo, chegariam ao estado a um custo muito menor e de forma muito mais rápida.

Segundo o consultor do Sebrae/MT, Vitor Galesso, o estudo de viabilidade desta alternativa também aborda outras iniciativas. “Não pensamos só a partir do asfalto, é fundamental a implantação de uma estrutura estatal que possa fazer o controle de pessoas, como a Polícia Federal, controle de cargas [Aduana e Receita Federal] e controle sanitário como o Ministério da Agricultura e Pecuária, Anvisa entre outros agentes dos dois países. Eu não tenho dúvidas de que o comércio internacional traz desenvolvimento humano, e vai gerar novos negócios fomentando os pequenos e médios empreendedores”, reforça.

Elisabeth Schmidt, gerente da agência do Sebrae/MT em Cáceres, que atende aos municípios do Oeste de Mato Grosso e que está na coordenação das ações na região, diz que “esse momento é importante para o desenvolvimento regional, pois estamos entrando na esfera da internacionalização, e com trabalho e união de todos os elos será possível viver uma grande transformação social e econômica”, conclui.

Representantes da ZPE, da Receita Federal, de Câmaras Municipais, das prefeituras de Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D´Oeste, Pontes e Lacerda e de Cáceres, Nova Lacerda. Além de entidades do Comércio, da Indústria, além de empresários do agronegócio e do setor de serviços como Cultura e Turismo também participaram do evento.

Na tarde desta sexta-feira a diretoria executiva do Sebrae/MT, consultores e representantes do setor empresarial seguem em missão para San Ignacio de Velasco onde terão uma reunião negócios e discussões que possam aproximar e estreitar as relações entre os dois países.