O artesão Roseno Lino da Silva, 71, e a esposa Valdevina, de Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá) participam da Feira Sabor Pantaneiro, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT), no estacionamento externo no Shopping Estação, na Capital. O evento, que reúne 25 expositores e faz parte da programação do Pantanal Cozinha Brasil, vai até sábado, 8, das 18h às 22h. O local tem uma praça de alimentação com comidas típicas, quibe de peixe, pastel, além de apresentações culturais, como a do Grupo Ribeirinha do Pantanal, de Nossa Senhora do Livramento, que se apresentou na noite de quinta-feira, dia 06.
Estão participando 25 empresários dos municípios atendidos pelo Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal, iniciativa formatada pelo Sebrae, com ações em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com vistas à retomada da economia na região pantaneira por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território. Os sete municípios mato-grossenses que integram o Pró-Pantanal são Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Santo Antônio do Leverger.
Roseno e Valdevina trouxeram peças decorativas e instrumentos musicais de madeira, como viola-de-cocho, ganzá, gamelas, licores, doces e paçoca de pilão. Roseno revela que, por conta das queimadas de 2021 está difícil encontrar madeira para fazer as peças. “Queimou tudo”, lamenta.
Representantes da Cooper Nossa Senhora do Livramento estão comercializando frutas e legumes fresquinhos – vagem, jiló, abóbora, beterraba, pimentas diversas, milho verde, banana, mandioca e muito mais. Jaqueline Arruda explica que a cooperativa reúne mais de 60 pequenos produtores da Baixada Cuiabana e também de Chapada dos Guimarães.

O município de Nossa Senhora do Livramento veio com 12 participantes, 10 de artesanato e 2 de gastronomia. Mel, biscoitos, picles, doces cristalizados, em barra e compotas, rapaduras, banana na palha, balinha de banana, caju seco e muito mais.
A professora aposentada Isabel Cristina Guilherme Silva, que trabalha com artesanato em tecido há mais de 20 anos, é frequentadora da Feira é de Livramento e trouxe seus produtos para mostrar e vender em Cuiabá.
Assim como ela, o produtor de queijos Silas Vicente Barbosa Junior, comercializa seus produtos na Feira É de Livramento, onde está localizada sua fazenda. Em setembro, um de seus queijos, o Brie Diamante da Cartucheira conquistou Medalha de Bronze no Mundial do Queijo do Brasil, cuja disputa envolveu mais de 1.200 tipos de queijos e jurados internacionais. Quem for à Feira Sabor Pantaneiro terá oportunidade de degustar a preciosidade, bem como o parmesão, um golda e um roquefort muito especial e cremoso.
Produtos da Rancharia Queijos Artesanais também estão sendo comercializados no evento. Uma festa de sabores e texturas.
De Poconé (104 km de Cuiabá) as artesãs Alcione Rute e Rosinete Ana de Arruda trazem suas peças fortemente ligadas à sustentabilidade, cada uma a sua maneira. Alcione faz bichinhos de feltro, muitos deles reproduzindo de forma lúdica, espécies pantaneiras. São comercializados em feiras, lojas, pousadas e hotéis. Já Rosinete é mais direta, cria peças com pneus – de carro, kart, bicicleta, caminhão – e aproveita o pneu inteiro, como gosta de frisar. Começou como terapia há seis anos e hoje é sua fonte de renda e de alegria. Consegue faturar cerca de R$ 6 mil por mês, com vendas também pelo Instagran artspneus_
O apicultor José Catarino Mendes, da Biomendies Produtos Naturais, novamente marca presença em evento do Sebrae. Ele revela que a produção neste ano vem sendo muito boa e que já está na terceira colheita de mel com muita qualidade. “Tivemos chuvas em agosto e mais de uma florada, o clima está influenciando de forma positiva a apicultura”, constata.
Rosenilda Alves veio de Lambari d’Oeste e trouxe seus famosos bolos gelados de pote e divertidos biscoitos em formato de lambari, além de produtos de outras pessoas do município localizado a 318 km de Cuiabá, como pães, cachaça e peças feitas em couro como revestimentos e garrafas térmicas e copos para tomar tereré.
Na feira Sabor Pantaneiro é possível encontrar ainda produtos do quilombo Mata Cavalo, do distrito Campo Alegre, dos municípios de Cáceres e Itiquira. As opções são muitas e vale a pena fazer a feira no local.
