ASN MT Atualização
Compartilhe

Práticas ESG geram ativos econômico, social e ambiental nas pequenas empresas

ESG no agronegócio foi um dos temas abordados pelo diretor-técnico do Sebrae/MT, no Encontro Regional dos Profissionais de Administração (Região Centro-Oeste)
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

A adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, tradução em português) nos ambientes empresariais tornou-se um ativo que, além dos impactos causados pelas ações, traz vantagem competitiva para o negócio. O trecho é apenas uma síntese do que foi apresentado pelo diretor Técnico do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), André Schelini, durante o painel. “O futuro da Administração no Agronegócio Sustentável”. O tema foi um dos abordados no Encontro Regional dos Profissionais de Administração (Região Centro-Oeste | 2024), que ocorreu nos dias 16 e 17 de abril, no auditório da Fiemt, em Cuiabá.

“O Sebrae/MT é sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade, [conhecido por CSS], e este é um centro de referência nacional na temática de sustentabilidade e práticas ESG para os pequenos negócios brasileiros e empreendimentos que detém faturamentos de até 4,8 milhões de reais, por ano, no mercado nacional e pode ir além quando se fala de ambiente internacional. Quando falamos do aspecto empresarial, a adoção de práticas ESG, é uma decisão estratégica, que passa a ser um ativo de vantagem competitiva do meu negócio”, observa Schelini ao citar a importância e influência do CSS para fortalecer os pequenos empreendimentos do Estado.

No painel ‘O futuro da Administração no Agronegócio Sustentável”, ao qual o Sebrae/MT participou, também foi composto por Fabiana Regueiro (gerente Socioambiental na Amaggi), Vanessa Chiamulera (head de Processo e ESG no Grupo Morena) e Ribenildes Souza (gerente de Sustentabilidade e Inovação na Fiemt). Na oportunidade, foram apresentadas como as práticas ESG refletem resultados positivos em qualquer tipo de empresa (micro, pequena, média ou grande).

A mediação do debate contou com o administrador Luís Martins Lima, o qual é consultor e Conselheiro do CRA-MT. Já a realização do evento foi feita pelos conselhos Regional e Federal de Administração (CRA-MT e CFA) e com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O encontro faz parte da semana de Administração em Mato Grosso.