ASN MT
Compartilhe

Gerentes do Sebrae/MT participam do 1° Seminário Agelider/Cidesa de cadeias produtivas em Sorriso

O evento foi organizado pelo Sebrae, Cidesa, Agelíder e contou com apoio do IFMT
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

Os gerentes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em Lucas do Rio Verde, Renato Ícaro Pereira de Magalhães e, em Sinop, Volmir José Contreira, participaram do ‘1° Seminário Agelíder/Cidesa’ de cadeias produtivas e agroindústria familiar. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Sorriso. O seminário foi realizado em parceria entre Sebrae/MT, Agência Líder de Desenvolvimento do Médio Norte e Norte de Mato Grosso (Agelíder) e o Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Alto Teles Pires (Cidesa), com o objetivo de apoiar a cadeia produtiva da região.

Também participaram do seminário o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, que é presidente do Cidesa, além de Marcio Kuhn, que é diretor Executivo do Cidesa, o diretor de pesquisa da Empaer, e Celso Banazeski, que é secretário adjunto de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado. Estiveram ainda presentes Ari Geller e Bruno Becker, que são presidente e vice-presidente da Agelíder, respectivamente, e algumas lideranças das prefeituras municipais dos 16 municípios que fazem parte do consórcio, membros do SEAF/MT, Sicredi Ouro Verde, Cresol e Sicoob.

Durante o seminário, Miguel Vaz apresentou as ações focadas em desenvolvimento pelo Cidesa, que abrange os municípios do Médio Norte e Norte do Estado, com destaque ao Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM), no qual atua no fomento à legalização e fiscalização dos produtos de origem animal, produzidos por pequenos empreendedores e agroindústrias familiares dos municípios consorciados.

Deste modo, produtores rurais podem transformar e agregar valor ao leite, à carne, ao mel, ovos, além de pescados e derivados destes produtos. Com foco em qualidade, sabor e no processo artesanal e colonial, resultando em uma agricultura familiar mais forte.

SIM Consorciado

Por meio do SIM, as agroindústrias e os produtores rurais locais passarão para um novo sistema de comercialização, permitindo a partir do registro do SIM, comercializar dentro do município e a possibilidade do enquadramento no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), para a comercialização de produtos em todo o território nacional.

A advogada e consultora do Sebrae/MT, Viviane Macedo Garcia, é quem executa o serviço para implantação do SIM Consorciado. A iniciativa é uma articulação entre o Sebrae/MT, a Agelíder e o Cidesa, para colocar em prática o processo de integração dos municípios deste consórcio.

O SIM Consorciado irá possibilitar a comercialização de produtos intermunicipais sem necessidade de as agroindústrias buscarem pelo selo de inspeção estadual. Isso proporcionará o aumento da viabilidade de produção aos pequenos produtores rurais destes 16 municípios.

A advogada ainda apresentou que a previsão é de que até outubro deste ano, essas agroindústrias já estarão habilitadas para fazer essa comercialização.

O agrônomo e consultor do Sebrae/MT, Marcelo de Rezende, apresentou propostas para a cadeia leiteira, a qual, ao ser bem manejada, pode ser mais vantajosa do que muitas outras culturas de produção, além da possibilidade de verticalização da cadeia, considerando a facilidade de manejo do gado e redução na utilização de área.

  • #sebraemt #empreendedorismo
  • #seminário