Duas em cada 10 (20%) mulheres que comandam empresas em Mato Grosso atuam em mais de uma atividade, ou seja, têm emprego fixo e tocam um negócio. A grande maioria, 89%, não tem sócio, trabalha sozinha, e 32% se dedicam ao negócio, em média, 8 horas por dia, sendo que 28% dispensam 11h ou mais de dedicação aos negócios. Além disso, 60% delas arcam ainda com as responsabilidades da casa, visto que são as provedoras do lar, índice mais alto do que o nacional que é de 51%.
Os dados estão na pesquisa Perfil do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, feita pela Gerência de Inteligência Estratégica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), divulgada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“O intuito da pesquisa é conhecer o perfil das mulheres empreendedoras em Mato Grosso, a motivação delas para empreender e os principais desafios enfrentados, para que possamos atuar de forma mais assertiva com esse segmento tão importante para a economia e sociedade”, detalha Lélia Brun, superintendente do Sebrae/MT.
Ela adianta que no próximo dia 16, será lançado em Mato Grosso o Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso), um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Ele busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
A pesquisa feita pelo Sebrae/MT aponta entre os principais desafios encontrados pelas mulheres empresárias o acesso a crédito, citado por 39% das entrevistadas e taxas de juros altas (31%). Questões ligadas às vendas também preocupam 6% delas.
Aspectos pessoais aparecem, tais como conciliar empreendedorismo com a família (17%), cujo ponto alto passa pela dupla jornada, e maternidade (4%). Discriminação de gênero é lembrada por apenas 1% das entrevistadas.
A pesquisa levanta ainda pontos que precisam ser melhorados e que o Sebrae/MT pode ajudar as mulheres empresárias. Elas apontam financeiro (47%); estratégias e ferramentas para a divulgação dos produtos e serviços (33%), como os mais sensíveis.
A responsável da pesquisa, Jaqueline Trentino Silva Lemos, explica que os dados foram coletados no período entre 23/02 e 03/03/2023, em entrevistas por telefone com 610 mulheres donas ou sócias de negócios no estado de Mato Grosso.
Em Mato Grosso existem 164 mulheres comandando negócios, o que corresponde a 28% do total. Na divisão por porte, 51% é MEI (Microempreendedor Individual), 43% são microempresas (ME) e apenas 6% empresas de pequeno porte (EPP).
Mais da metade delas (51%) não têm nenhum funcionário.
Quanto aos setores e segmentos, 50% são de serviço e 46% do comércio. O segmento de vestuário responde por 29%, seguido de perto por beleza e bem estar com 27%, e depois alimentação (16%).
No que diz respeito à maturidade das empresas, há um volume considerável de empreendimentos consolidados no mercado. 41% dos negócios operam há mais de 6 anos e 46% têm de 2 a 5 anos.
Em Mato Grosso, 51% das empresárias trabalham sozinhas e as que têm funcionários empregam de 2 a 3 pessoas, dando prioridade a mulheres. Nacionalmente, o número de mulheres empregadoras cresceu 30% entre 2021 e 2022. São 1,3 milhão empregadoras em um universo de 10,3 milhões de donas de negócios.
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Perfil
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Mais da metade (56%) das empresárias de Mato Grosso estão na faixa etária entre 26 e 55 anos; 26% têm entre 36 e 45 anos. As mais jovens, entre 18 e 25 anos, representam 10% e as acima de 66 anos 12%.
A grande maioria, 80%, têm filhos, em média 2.
Repetindo uma tendência nacional, elas possuem grau de escolaridade mais alto que o dos homens empresários. Entre elas, 21% têm ensino superior completo, 18% têm ensino médio completo, e 12% ensino superior incompleto.
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Brasil
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Segundo estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no 3º trimestre do ano passado havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história. Isso significa que as mulheres representavam 34,4% do universo de donos de negócios no país, cujo total era de 30 milhões – maior número da série histórica.
Quanto aos setores, 53% das mulheres donas de negócios atuam com serviços, 27% no setor de comércio e 13% na indústria.
Entre as atividades predominantes estão cabeleireiras e tratamento de beleza, comércio de vestuário (complementos), serviços de catering, bufê e de comida preparada, comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria e confecção.