ASN MT Atualização
Compartilhe

CSS atinge a marca de 85% dos resíduos sólidos desviados de aterros sanitários

A educação ambiental é o ponto forte do sucesso na gestão sustentável do Centro de Sustentabilidade para elevar o nível das metas a cada ano
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Com o trabalho contínuo de descarte correto de resíduos e o baixo impacto ambiental, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) consegue a marca histórica de desviar 85% dos resíduos sólidos de aterros sanitários da capital mato-grossense e conquista o selo ‘Rumo ao Lixo Zero’. O certificado foi emitido por meio da empresa especializada em educação ambiental, Teoria Verde, que avaliou as atividades implementadas na gestão de resíduos durante o ano de 2023.

O resultado da iniciativa de coleta seletiva e descarte adequado também rendeu a mesma certificação para a sede do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), localizada em Cuiabá, com a marca de 76% de desvio de aterro.

A expectativa neste ano é que o CSS conquiste o selo ‘Lixo Zero’ – emitido para quem desvia acima de 90% do aterro – e o Sebrae/MT deve aumentar o percentual de desvio de resíduos com apoio das unidades do interior – que consiste nas agências de Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Juína e Alta Floresta, além dos postos de atendimento em outras seis cidades – que estão se preparando para buscar essa certificação. Em todas essas unidades já foram implementadas a Gestão Sustentável, visando a contribuição com a sustentabilidade e preservação ambiental local.

“Separar resíduos, reduzir o volume de rejeito, preservar recursos naturais podem ser tarefas consideradas desafiadoras no dia a dia de uma empresa, seja um pequeno negócio ou uma grande empresa. Contudo, o esforço deve ser realizado de forma gradual e contínua para que as práticas se tornem hábitos saudáveis para o futuro da terra”, explica Helen Camargo, gerente do CSS.

E a gerente ressalta que “ser sustentável não é algo fácil, é necessário persistência”, conforme pode ser observado pela atuação do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que funciona como um laboratório, e já tem mostrado que ainda assim é possível trabalhar com as práticas sustentáveis no dia a dia.

Ações sustentáveis

Para expandir o conhecimento e inspirar empresas a buscar pelas práticas do ‘Lixo Zero’, anualmente o CSS sedia o ‘Encontro de Boas Práticas’, realizado pela empresa Teoria Verde. A iniciativa tem como objetivo principal discutir as práticas de gestão de resíduos e a busca de soluções para promover mudanças por um futuro mais sustentável.

Como um polo de conhecimento em educação ambiental, o Centro Sebrae de Sustentabilidade oferece cartilhas e infográficos gratuitos sobre a gestão de resíduos sólidos para diversos setores de negócios, como por exemplo: resíduos eletrônicos, perigosos, fraldas e absorventes. Além disso, também há informações sobre oportunidades para agregar valor à materiais “no fim da vida útil”, por meio do Upcycle – também conhecido como reutilização criativa –, e a gestão de óleo, vidro e tecido, entre outros. Acesse este link e conheça mais sobre o universo da gestão de resíduos sólidos.

Além disso, o CSS está aberto de segunda à sexta-feira para visitações guiadas, no qual é possível conhecer toda a estrutura do prédio e as técnicas sustentáveis utilizadas para a criação do espaço e ainda ver de perto como a gestão de resíduos é realizada durante a rotina dos colaboradores e visitantes. O analista Técnico do CSS, Elton Ribeiro, que é responsável pela visita técnica, ressalta a importância da coleta seletiva, dos gerenciamentos dos resíduos e recursos naturais.

“Recebemos todo o tipo de público, desde estudantes do ensino fundamental e médio, até formandos e a sociedade em geral. Aqui nós explicamos o que significa um negócio sustentável e as boas práticas que podem ser implementadas, incentivando a atenção aos pequenos detalhes do cotidiano. E, ainda, os visitantes conseguem ver de perto como realizamos a coleta dos rejeitos, recicláveis e orgânicos e o ciclo que cada resíduo realiza dentro do CSS”, conta.

Para agendar uma visita basta ligar no telefone (65) 3648-5276 ou 0800 570 0800, também é possível agendar pelo e-mail [email protected]. A atividade é totalmente gratuita e é permitido grupos de até 20 pessoas.