O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), ligado ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), é referência em “economia verde” para os pequenos negócios na América Latina. A pauta foi um dos principais temas em discussão na Conferência das Partes (COP-16), realizada na Colômbia, no final do mês de outubro. Dando continuidade neste debate, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), organizou um seminário online intitulado de “Impulsionando o crescimento de empresas verdes”, que contou com a participação da analista técnica, Helen Almeida.
O seminário contou com a participação do Ministério de Meio Ambiente da Colômbia, e foi direcionado para alunos do Centro Internacional de Formação da OIT, que tem entre seus representantes estudantes de diversos países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Porto Rico, e Uruguai.
“A minha participação foi baseada em destacar os 15 anos de atividades do Centro Sebrae de Sustentabilidade, que são 100% voltadas para a promoção da sustentabilidade para os micros e pequenos negócios em todo o Brasil, principalmente no estado de Mato Grosso. Aqui, nós desenvolvemos trabalhos de capacitação, pesquisas, parcerias, visitas técnicas e ações socioeducativas voltadas para a inclusão dos pequenos negócios na pauta de sustentabilidade e na Agenda 2030”, destaca a analista do CSS, Helen Almeida.
O Centro Internacional de Formação (CIF) da OIT é uma instituição de formação profissional sediada em Turim (Itália), que se dedica ao processo de aprendizagem a fim de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).