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Volta às aulas deve movimentar cerca de R$ 240 mi nos pequenos negócios de MT

Pesquisa do Sebrae MT prevê que a maioria dos pais e responsáveis planeja comprar a partir desta 2ª quinzena de janeiro. A média de gasto estimada é de R$290 por estudante
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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Pais ou responsáveis por alunos da rede pública ou particular de Mato Grosso deverão movimentar cerca de R$240 milhões no comércio local, no período de volta às aulas de 2024. De acordo com o cenário de intenção de compras para o período, pesquisado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), quase 60% dos consumidores devem ir às compras entre o final de janeiro e na semana que antecede o início das aulas. O comércio de rua deve ser a preferência de 89% dos entrevistados, que devem gastar em média R$290 na hora das compras.

“O período que antecede a volta às aulas é de intensa movimentação no comércio. Os consumidores vão às lojas em busca de materiais escolares de qualidade para atender as listas solicitadas pelas escolas. Para identificar a intenção de gastos com materiais escolares, o perfil dos consumidores, a influência dos filhos ou dependentes nas compras, entre outros aspectos, o Sebrae Mato Grosso, realizou essa pesquisa em diversas cidades do estado. O objetivo foi auxiliar os donos de pequenos negócios a se prepararem para este momento”, explica Jaqueline Trentino, gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT.

O comércio de rua deverá ser o local favorito para 89% dos consumidores que vão à busca por materiais escolares neste início do ano. Os supermercados (21%), lojas de shopping (12%) e a Internet (12%), também receberão parte do público.

“Vemos como um ponto positivo a intenção da maioria dos consumidores em comprar no comércio de rua, pois é nele que está concentrado a maior parte dos pequenos negócios. Porém, os bons resultados dependerão do preparo dos comerciantes e atrativos para fisgar os clientes, dentro de um ambiente competitivo que são as ruas. Promoções, descontos, parcelamento sem juros e produtos de qualidade, poderão ser os principais diferenciais”, diz a responsável pela pesquisa.

O preço (35%) e a qualidade dos produtos (33%) são citados como os principais critérios para a compra do material, somando 68% dos entrevistados. As promoções e descontos (22%) também fazem parte do pacote para a escolha dos pais e responsáveis. O critério marca, só fazem diferença para 5% dos compradores.

Estratégias para economizar

Na hora de comprar o material escolar, economizar é a intenção de 88% dos entrevistados. Dentre as estratégias para este ano, 37% dos responsáveis afirmam que farão pesquisa de preço. A reutilização do material do ano passado (30%), compra parcial do material (16%) e compra de livros usados (5%), também fazem parte do planejamento.

“O planejamento financeiro também é um ponto forte para pleitear mais descontos. A maioria dos entrevistados já contavam com o gasto no início do ano e se prepararam financeiramente para garantir o melhor preço na compra dos materiais. De acordo com a nossa pesquisa, 68% dos mato-grossenses pretendem pagar à vista, então descontos para pagar em dinheiro ou pix, podem ser atrativos também”, apontou Jaqueline.

PESQUISA

A pesquisa de “Intenção de compras para o período de volta às aulas de 2024”, teve uma amostra de 484 pessoas, com entrevistas realizadas entre os dias 21 de novembro e 08 de dezembro de 2023, via telefone. Para um índice de confiabilidade de 95% foi considerado o erro amostral de 5%.

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