ASN MT
Compartilhe

Sebrae/MT contabiliza 1.808 atendimentos em janeiro durante mutirão

O número alcançado é quase 190% maior que o mesmo período de 2025; os atendimentos tiveram foco em empreendedores que buscavam a regularização para retornar ao Simples Nacional
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
Compartilhe

Em apenas um mês, o mutirão de atendimentos aos microempreendedores individuais (MEIs), promovido pela Agência Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em Cuiabá, alcançou o resultado histórico, com 1.808 atendimentos realizados.

O número de pessoas atendidas representa um crescimento de quase 190% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 633 empreendedores foram atendidos na Capital e em outros 12 municípios de Mato Grosso que compõem a regional.

A ação, que ocorreu durante todo o mês de janeiro, já integra o calendário de atividades do Sebrae Mato Grosso e tem como objetivo auxiliar os empreendedores no cumprimento das exigências da Receita Federal.

“O Sebrae/MT atua para estar ao lado dos empreendedores e a realização deste mutirão é prova disso. A marca de atendimentos alcançada em 2026 é um registro histórico para o período. Foi necessário ampliar o número de atendentes, chegando a 30 profissionais em atuação em um único dia. Nosso intuito foi garantir o atendimento aos empreendedores”, comemora o gerente da Agência Metropolitana do Sebrae/MT, Julio Prior.

De acordo com o gerente, o retorno ao Simples Nacional podia ser solicitado, até dia 31 de janeiro, pelas micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs), que foram excluídos por falhas em declarações fiscais. Porém, a volta ao Simples Nacional e ao SIMEI, não ocorre automaticamente em todas as situações. Nos casos de exclusão motivada por excesso de faturamento, a possibilidade de reenquadramento depende da análise do cumprimento dos requisitos legais, considerando as regras aplicáveis ao ano-calendário.

“O nosso mutirão foi um sucesso, e isso ocorreu porque os MEIs estão atentos às regras do benefício e querem continuar enquadrados no regime simplificado. Durante todo o ano passado, realizamos ações para prestar esclarecimentos sobre o prazo e as exigências para o reenquadramento”, destaca a analista Técnica do Sebrae/MT, Cristineide Pontes.

Além de Cuiabá, a Regional Metropolitana contempla as cidades de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Barão de Melgaço, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.