Estar nas redes sociais para promover um empreendimento é fundamental para ter sucesso e crescimento. A Pesquisa ‘Transformação Digital nos Pequenos Negócios’, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que a cada 10 pequenos negócios, 7 têm perfis nas plataformas.
O estudo mostrou que a rede social mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). Em terceiro lugar aparece o LinkedIn (6%), seguido do TikTok (3%), Youtube e X (antigo Twitter), com 2%. Por último tem o Kwai (1%) completando a lista das plataformas. Os setores que têm maior presença em redes sociais são: beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%).
O gestor de Mercado Digital do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, diz que o empreendedor precisar estar atualizado às novas tecnologias para se destacar no mercado e poder divulgar melhor o seu produto ou serviço e fortalecer a marca.
“Quando falamos de mercado digital, sabemos que essa era trouxe uma revolução sem precedentes ao mundo dos negócios. A capacidade de se adaptar e adotar novas tecnologias tornou-se um diferencial competitivo, especialmente para pequenos negócios que buscam se destacar no mercado cada vez mais saturado. O mundo hoje ele é digital, por isso a importância de as empresas terem uma presença nesse meio. É essencial que as empresas divulguem seus produtos, fortaleçam a sua marca, se relacionem e estejam visíveis aos olhos dos clientes”, explica o gestor.
Vendas digitais
Outro dado relevante é sobre as vendas digitais que, segundo a pesquisa, são responsáveis por mais de 40% do faturamento dos pequenos negócios e as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são WhatsApp com 56% e Instagram com 43%. E outro número importante da pesquisa é que aproximadamente 70% das micros e pequenas empresas brasileiras, elas usam ferramentas digitais para realizar vendas.
“O comércio digital ele se impôs como realidade aos pequenos negócios. O mundo digital revolucionou a forma de fazer vendas, de se relacionar com o cliente e por isso o Sebrae tem um papel muito importante no sentido de apoiar o empreendedor a se inserir cada vez mais no mercado digital. Nós entendemos o poder desse mercado, por isso a importância do Sebrae em disponibilizar soluções, consultorias, orientações para apoiar os pequenos negócios na inserção do mundo digital”, finaliza Leandro.
Sobre a pesquisa
O objetivo do estudo foi identificar como os pequenos negócios têm se utilizado da transformação digital. Esse é uma pesquisa quantitativa aplicada por telefone e teve como público-alvo empreendedores MEI, ME e EPP de todas as regiões do Brasil.
O questionário foi estruturado com 38 perguntas fechadas e 4 itens abertos. Ao todo, 6.247 empreendedores foram entrevistados, distribuídos em cotas por unidade da federação, porte e setor de atividade. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 de julho e 26 de setembro de 2023.