ASN MT Atualização
Compartilhe

Tangará da Serra e Diamantino encerram as Oficinas de planejamento participativo de 2024

Os eventos ocorreram nos dias 08 e 09 de julho e foram ouvidos mais de 20 empresários
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou mais duas oficinas de planejamento participativo (OPP), uma em Tangará da Serra (08) e outra em Diamantino (09). As oficinas encerraram o circuito que começou em abril e passou por todas as regionais do estado, somando no final a participação em 18 cidades.

Nos dois últimos municípios o foco foi o setor de Alimentos e Bebidas para empreendedores do segmento de alimentação fora do lar. Em ambos uma consultora do Sebrae/MT apresentou pesquisas, tendências e inovações para o setor de alimentação fora do lar, além disso, foram apresentadas algumas dificuldades previamente levantadas e específicas de cada cidade.

Segundo Juliano Rabelo, analista técnico do Sebrae/MT em Tangará e gestor do projeto de Alimentos e Bebidas na regional, explica que esses dados apresentados pelos empresários foram coletados e serão consolidados para que futuramente o Sebrae/MT apresente soluções e novidades para este setor.

“Esta OPP para setor de alimentos e bebidas, é muito importante para ouvir os empreendedores do setorial, entender quais são as demandas mais urgentes, as necessidades e os desafios do ramo. Desta forma, poderemos pensar em ações, projetos e eventos que vão apoiar e fortalecer o desenvolvimento econômico deste setor” completa Juliano.

Durante as oficinas, também foram aplicadas atividades em grupos para identificar ainda mais as necessidades do setor e definir a lista de prioridades.

Participantes de Diamantino

OPP

A Oficina de Planejamento Participativo é uma metodologia já aplicada em anos anteriores pelo Sebrae/MT e que foi retomada em 2024. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento e estruturação das atividades setoriais nas regionais, com foco no fortalecimento da governança e crescimento local.

Em Tangará, participaram representantes de 6 entidades parceiras ACITS, CDL, SICREDI, SENAC, SENAI, SECITEC além de 13 empresários. Já em Diamantino, estiveram presentes 11 empreendedores e a ACID.