ASN MT Atualização
Compartilhe

Start Sebrae 2026 prepara pequenos negócios de Mato Grosso para os novos cenários econômicos

O evento gratuito foi realizado no sudeste do estado pelo Sebrae/MT nas cidades de Rondonópolis e Primavera do Leste
Por Assessoria de imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

Os impactos da reforma tributária, inteligência artificial e as perspectivas da economia nos próximos anos estiveram no centro dos debates do Start Sebrae 2026, que reuniu mais de 400 participantes nas cidades de Rondonópolis e Primavera do Leste. O circuito de palestras, promovido gratuitamente pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), foi realizado de forma simultânea, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, em 16 municípios do estado.

Para a diretora-Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a instituição reafirma sua presença em todas as regiões do estado como incentivadora, apoiadora e mobilizadora de iniciativas empreendedoras que impulsionam o desenvolvimento territorial, econômico e social. “Estar em cada região do estado com o Start Sebrae evidencia a força da nossa instituição no apoio aos empresários. Temas como reforma tributária, inteligência artificial, tendências e cenários econômicos são estruturantes para os pequenos negócios, para a economia local e para toda a sociedade”.

Conforme Lélia, no evento o Sebrae Mato Grosso também apresenta aos participantes um conjunto de soluções para quem deseja construir com a instituição uma jornada empreendedora próspera. “Somente em 2025, oferecemos mais de 1,2 milhão de atendimentos aos empreendedores mato-grossenses. Acreditamos que nossas ações, do atendimento presencial aos eventos como Start Sebrae, geram impactos direto nos territórios ao fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável”, enfatiza.

A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, na edição do Start Sebrae, em Primavera do Leste 

Dados do Sebrae/MT indicam crescimento expressivo do potencial empreendedor em cidades do sudeste de Mato Grosso. Entre 2021 e 2025, Primavera do Leste registrou um aumento de 61% na abertura de empresas, com média anual de 1.300 novos CNPJs. Em Rondonópolis, há atualmente 63 mil empresas ativas, das quais 93% são pequenos negócios.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, destaca que o Start Sebrae foi estruturado para impulsionar o empreendedorismo dos territórios e aproximar os empresários que movimentam a economia local, geram empregos e transformam realidades. “Oferecemos centenas de soluções aplicadas de forma personalizada para atender a necessidade de cada empresário, como cursos, capacitações, jornadas, missões técnicas, consultorias, entre muitos outros serviços. A cada ano, o Sebrae/MT amplia o apoio aos pequenos negócios”, acrescenta.

O gerente da Regional Sudeste do Sebrae Mato Grosso, Lucas Barbosa Moreira, afirma que as edições do Start Sebrae superaram as expectativas de público. Em Rondonópolis, cerca de 250 pessoas participaram do evento, enquanto Primavera do Leste reuniu aproximadamente 200 participantes. “A presença dos empreendedores e dos parceiros demonstra a confiança depositada na nossa instituição. Temos a responsabilidade de corresponder a essa expectativa com serviço e resultados de alta qualidade. Por isso, nossa equipe está preparada para oferecer o suporte necessário ao crescimento e ao fortalecimento do ecossistema empreendedor”, explica.

Durante o Start Sebrae, os participantes tiveram acesso a novos conhecimentos, estabeleceram conexões com outros empresários e receberam subsídios para planejar e executar suas ações ao longo do ano. A empresária de Rondonópolis, Cleide Souza, relata que sua parceria com o Sebrae/MT se intensificando há três anos. “Eu sou MEI graças ao Sebrae/MT. Minha empresa cresce com o apoio da instituição. Participo dos eventos, adquiro novos conhecimentos, aplico no meu negócio e colho resultados”, afirma.

  • evento
  • start sebrae