O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) recebeu, nesta quinta-feira (06.06), o ‘Selo Empresa Amiga do Catador’ durante o ‘1º Encontro de Cooperativas de Catadores em Ação’, realizado na Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), em Cuiabá. O título concedido em alusão ao Dia do Meio Ambiente (05.06) reconhece o compromisso com a responsabilidade ambiental por meio da prática adequada de descarte de resíduos sólidos em empresas, instituições e órgãos públicos.
Para o Sebrae Mato Grosso, que é o polo de referência do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), o selo evidencia a importância das ações de boas práticas e educação ambiental realizadas na sede e nas unidades da Capital. Em 2023, o CSS conquistou a certificação ‘Rumo ao Lixo Zero’, ao registrar o desvio de 85% dos resíduos sólidos de aterros sanitários da capital mato-grossense, enquanto a sede obteve a marca de 76% de desvio de aterro.
Além disso, esse reconhecimento demonstra a parceria do Sebrae/MT junto às empresas cooperativas no apoio ao desenvolvimento econômico e sustentável dos negócios recicláveis, como enfatiza a gerente do CSS, Patrícia Pedrotti.
“Nós do Sebrae Mato Grosso já temos essa preocupação de longa data quanto ao meio ambiente e a gestão de resíduos, no qual é um dos principais trabalhos que o Centro Sebrae de Sustentabilidade executa na educação ambiental durante as visitações e conteúdos compartilhados e o selo vem para evidenciar nossas boas práticas. Esse encontro também nos aproxima dos catadores como empreendedores fortalecê-los e apoiá-los com orientações, consultorias e mentorias”, afirma a gerente.
Para o analista técnico do CSS, Elton Ribeiro, que é responsável pela gestão dos resíduos do CSS e Sebrae/MT, o título recebido dos catadores é gratificante e demonstra a importância do trabalho que eles realizam para a sociedade e meio ambiente.
“Esse selo vem para confirmar que estamos no caminho certo, rumo ao lixo zero e isso é muito gratificante para o trabalho que realizamos na gestão dos resíduos”, afirma Elton, que também lidera as visitas técnicas no prédio do CSS.
A Andressa Brasil, presidente da COOPUNIÃO, conta que o selo concedido ao Sebrae/MT reconhece as ações de gestão de resíduos presentes dentro das unidades e nos eventos realizados pela instituição, como a Feira do Empreendedor, que obteve uma redução do impacto ambiental de mais de 4,5 toneladas de recicláveis recolhidos, tendo sido descartados apenas 2,5 toneladas de rejeitos em aterro sanitário.
“O Sebrae possui uma jornada exemplar na gestão dos resíduos e na atenção em fazer parcerias para a realização da logística do descarte correto junto de nós catadores. Além disso, o Sebrae nos apoia fortalecendo o nosso trabalho como empreendedor, para atuar desenvolvendo produtos por meio dos materiais que recolhemos e possamos melhorar a nossa renda”, afirmou a cooperada.
O evento contou com a parceria da Defensoria Pública de Mato Grosso, da COOPUNIÃO, da Universidade do Estado De Mato Grosso, Unemat, por meio de uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão das Complexidades do mundo do Trabalho (NECOMT/IOCASS), e Limpurb.