Nesta semana, de 25 a 29 de agosto, 30 empreendedores de Cuiabá e Várzea Grande, atuantes no setor de alimentação fora do lar, participaram da Missão Técnica ‘Food Service’ em Curitiba (PR). Organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), a missão proporcionou uma imersão em experiências gastronômicas, com o objetivo de atualizar conhecimentos de mercado, aprimorar práticas de gestão e promover oportunidades de networking.
Durante a missão, os participantes realizaram diversas visitas técnicas a operações de food service renomadas por suas boas práticas em gestão. Entre as empresas visitadas estão ‘Mais um Café’, ‘Madalosso’, ‘Ox Room’, ‘Geek Burguer’, ‘Oz Chocolates’, ‘Quintal Brincante’, ‘Cantina do Délio’, ‘Don’t Stop’, ‘Bruno Bolos’, ‘Barolo’, ‘Hard Rock Café’, ‘Zapata Mexican Bar’ e ‘Lucca Café’. Essas visitas foram focadas em proporcionar aos empresários boas práticas de gestão e operação, abordando aspectos como atendimento, inovação, gestão de equipe, embalagens inovadoras e gestão de processos.
Os empresários, que atuam em diferentes áreas do setor de food service, incluindo restaurantes, cafeterias, confeitarias, bares e padarias artesanais, puderam explorar novos modelos de negócios, tendências emergentes e variedades de produtos.
Ícaro Hornick, franqueado da B’lém Padaria Portuguesa, aprovou a experiência. “Todo o trabalho desenvolvido com o Sebrae este ano proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado e networking. Interagir com empresários de diferentes setores relacionados à alimentação foi extremamente proveitoso. Volto para Cuiabá repleto de novas ideias, insights e experiências que já posso aplicar na prática. Estou ansioso para colher os bons resultados”, destacou.
Beatriz Jardim, gestora Regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, acompanhada pelo assistente Lucas Vasconcelos, destacou a ação como uma oportunidade de levar inovação ao setor.
“A curadoria das visitas foi muito assertiva, com cada uma focada em um aspecto específico, como delivery, indústria, embalagem, experiência de atendimento e gestão de pessoas. A missão trouxe ótimos insights e oportunidades de networking, ajudando a melhorar a gestão e inovação no setor. Foi uma experiência valiosa para os 30 empresários participantes, com uma condução eficiente e resultados positivos”.
A consultora e especialista em Food Service, Edijeide Fernandes, compartilhou suas impressões. “É fundamental para mim observar novos negócios e práticas inovadoras. O que mais me marcou aqui foi o foco em tecnologia e industrialização, buscando eficiência e redução de custos. O conceito de ‘just in time’ e a utilização de recursos tecnológicos são essenciais, assim como a entrega de produtos em embalagens bem elaboradas e ambientes que valorizam a experiência do cliente, desde o aroma até a iluminação que proporciona conforto.”
Para Fabio Camilo, proprietário do Farol Bar em Cuiabá e Rondonópolis, a experiência foi inovadora e de alto nível. “Só temos a agradecer mais uma vez a todos os parceiros do Sebrae pelo suporte e apoio excepcionais. Estamos retornando com uma bagagem gigantesca de aprendizados.”
A escolha por Curitiba
A capital paranaense, Curitiba, foi escolhida como destino motivado pelo perfil dos empresários da cidade que se assemelham aos dos empresários de Mato Grosso, principalmente de Cuiabá.
Conforme Beatriz Jardim, os empresários que foram para a missão buscam melhoria de processos, inovações tanto cozinha, quanto no salão e nas indústrias, arriscando empreender evoluindo e trazendo novas ideias para os negócios.
“É uma cidade que para o setor de food service tem sido um case de inovação, experiência de atendimento, gestão de pessoas e retenção de pessoas também. Queríamos que os empresários pudessem ter boas práticas, enxergar o que tem sido feito lá para ser replicado em Cuiabá, e isso aconteceu”, comentou a gestora Regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT.