O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou duas missões internacionais pela América do Sul, com 18 empreendedores mato-grossenses, entre os dias 22 e 28 de setembro. A “ExpoCruz” ocorreu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 22 e 26. Enquanto, a “ExpoAlimentaria”, aconteceu em Lima, no Peru, entre os dias 26 e 28.
A missão foi idealizada para a participação de empresários da indústria, comércio e serviços, dos setores de alimentos e bebidas.
A programação incluiu a visita aos estandes de feiras, mentorias para a participação em rodadas negócios, acompanhada pela equipe do Sebrae/MT e tradutores bilíngues que facilitaram o trading comercial durante os dois eventos. Os participantes terão a oportunidade de expor seus produtos e firmar parcerias internacionais com compradores estrangeiros durante os dias de visita aos dois países.
O empresário Tarcísio Marchiore, da Jong Kombucha, participou da missão. Ele relata ter recebido propostas para a expansão dos negócios da empresa na Bolívia. “Houve um enorme interesse, por parte de um dos distribuidores, de abrir uma fábrica aqui em Santa Cruz de la Sierra. Vou estudar essa possibilidade, e quem sabe abrimos uma unidade por aqui. A aceitação foi muito grande, nós temos um mercado gigante para trabalhar aqui. Os contatos que fizemos com a Câmara e o Consulado foram muito interessantes e tivemos resultados maravilhosos. Espero que, em breve, nós possamos estar aqui com nossos produtos”, avalia o empresário.
Para a analista técnica da unidade Sebrae/MT em Cáceres, Cirlene Barbosa, que acompanhou a missão, os empresários agregaram experiências únicas durante os dias de visitas. “É uma excelente oportunidade para os empresários conhecerem novos produtos, promoverem, apresentarem e posicionarem as marcas. Tem, também, o networking, que facilita novas parcerias e novos negócios. Aqui, estamos conhecendo um novo mercado e suas demandas, o processo de internacionalização, e buscando novas oportunidades de venda dos produtos para os países de fronteira”, pontua a coordenadora.
O presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), também acompanhou as visitas nas exposições e afirma que a missão expandiu as oportunidades de negócio aos empreendedores. “Estamos conhecendo como funciona as tratativas comerciais para essa troca com os produtos brasileiros. Com isso, a gente acaba ganhando maturidade e entendendo melhor o funcionamento deste mercado. É muito importante para que o empreendedor brasileiro entenda e ganhe maturidade na exportação de produtos”, destaca.
ExpoCruz
A ExpoCruz é a maior feira multissetorial da Bolívia, sendo reconhecida pela geração de oportunidades na apresentação de novos produtos e as novas tendências de mercado. É a primeira feira internacional e um dos principais centros de negócios da Bolívia, afiliada à AFIDA, órgão governante das feiras na América Latina, e à UFI (União de Feiras Internacionais), com sede em Paris. Mais de 400 mil pessoas passam pelo local durante os dias de evento.
O ponto alto desta feira é a Rodada de Negócios Internacional da Bolívia, organizada pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Bolívia (Cainco). Na forma de reuniões entre compradores e vendedores, empresários participam por meio de agendas programadas. Na última edição, um total de 19 países participou das 2010 agendas, e 9.016 reuniões de negócios foram arranjadas.
ExpoAlimentaria
A feira é a principal no ramo de alimentação no Peru, sendo utilizada para tratar sobre exportação de produtos para um público qualificado. Ela é principal plataforma para negócios internacionais no setor de alimentos, bebidas, máquinas, equipamentos, insumos, embalagens, serviços, restaurantes e alimentos na América Latina.
O Peru possui mais de 21 acordos comerciais com as principais economias mundiais. Estabelecida como o ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e compradores selecionados dos cinco continentes, atrai mais de 43.600 visitantes e mais de 650 empresas expositoras que apresentam seus produtos e tecnologias de ponta.
A missão é de realização do Sebrae/MT, em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do Governo do Estado de Mato Grosso.