Em busca de ofertar novas experiências de atendimento ao cliente através de métodos eficazes aplicados em âmbito internacional, um grupo de 15 empresários mato-grossenses participa da missão técnica “Costumer Experience Ásia”, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em cinco cidades da China: Hong Kong, Macau, Shenzhen, Haikou e Guangzhou.
Empreendedores do setor de turismo, envolvendo a gastronomia e a hotelaria, além de saúde, marketing e vendas, participam de 11 dias de imersão em empresas chinesas, que visam processos e estratégias inovadoras, tecnologias e caminhos que tornam o mercado mais competitivo.
“Nós buscamos trazer uma visão global destes negócios, para que seja ofertada uma melhor interação, busca por oportunidades, negociações e novidades para as empresas do nosso estado. O objetivo destas missões é proporcionar um acesso mais rápido e em primeira mão para os participantes”, afirma o gestor de Internacionalização do Sebrae/MT, Mirael Praeiro.
O gerente de Relacionamento, Inovação e Mercado do Sebrae/MT, Fernando Holanda, afirma que a principal marca desta missão será a tecnologia aplicada à experiência do cliente. “É uma forma dos empresários entrarem em contato com elementos que parecem muito distantes da nossa realidade, mas que são o futuro do varejo e de como nós fazemos negócios”, destaca.
Participantes satisfeitos
O empresário de Sinop, Feliciano Azuaga, é um dos presentes na missão. Ele vê a experiência como “um dos melhores investimentos que fez nos últimos anos” e recomenda a participação de outros empreendedores. “A gente conseguiu assimilar conteúdos e contextos em um país com uma cultura muito diferente da nossa. Conseguimos absorver técnicas, novas formas de abordar e como integrar tecnologia e inovação para melhorar nossos produtos em nossos negócios no Brasil. Está sendo muito enriquecedor, é uma ‘tempestade’ de insights e conhecimentos”, conta.
Os participantes também destacam as oportunidades apresentadas para firmarem novas parcerias, como relata a empresária do ramo de saúde, Virgínia Gonçalves. “Durante a viagem, eu tive a oportunidade de conhecer fornecedores de matérias primas e equipamentos. Essa experiência na China, ampliou muito minha visão sobre mercado internacional e consolidou minha vontade de posicionar minha marca como referência de saúde e bem estar no Mato Grosso”, destaca a empresária.
A missão, que se iniciou em 16 de novembro, termina nesta quarta-feira (27), com o retorno dos empresários participantes e analistas do Sebrae/MT ao Brasil.