ASN MT Atualização
Compartilhe

Sebrae/MT lança programa Líder de Fronteira para desenvolver e integrar a economia do Brasil e da Bolívia

Ação visa mobilizar e qualificar lideranças por meio de ações regionais desenvolvidas na fronteira entre os países
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT Atualização
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lançou nesta semana, em Pontes e Lacerda, o programa ‘Líder de Fronteira’ para mobilizar, qualificar e integrar lideranças e negócios que compõem a faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O programa prevê ações a serem desenvolvidas em sete municípios fronteiriços: Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Conquista D’Oeste e Cáceres.

Na última quarta-feira (14.08), além do lançamento da iniciativa, houve um encontro entre instituições e lideranças para o planejamento e coordenação das ações regionais que serão executadas nos próximos meses. E, nos dias 15 e 16, foram realizados encontros com empreendedores da região para construção de estratégias e desdobramentos das ações.

De acordo com a gerente regional do Sebrae/MT em Cáceres, Elisabeth Schimidt, o programa tem como objetivo integrar a cultura entre os países e fortalecer a economia por meio da ampliação das oportunidades de negócio.

“Reunimos pessoas com representatividade no âmbito empresarial, terceiro setor e na área pública e, no primeiro momento, nós fizemos uma entrevista com pessoas com perfil de coletividade, que querem e trabalham pelo crescimento da região. Durante o lançamento, podemos alinhar as expectativas e os próximos direcionamentos em prol do desenvolvimento da fronteira entre os países. Nos próximos meses, dois consultores do Sebrae/MT estarão atuando diretamente para fortalecer e fomentar os pequenos negócios dos sete municípios mato-grossenses que estão na faixa de fronteira”, afirma a gerente.

A gerente explica que Pontes e Lacerda foi a primeira cidade escolhida para receber o programa por ser um município estrategicamente centralizado na região. As atividades serão desenvolvidas até dezembro deste ano e, a partir de janeiro de 2025, o programa passa a ser itinerante entre os municípios.

“O Líder de Fronteira será itinerante para que todos conheçam a realidade dos municípios que estarão envolvidos nas ações. Além da atuação do Sebrae/MT, também temos representantes de municípios da Bolívia para contribuir com esse trabalho porque somos fronteira e a fronteira é um marco político. Somos irmãos e estamos construindo um ciclo de oportunidades de importação e exportação, troca de experiência, fortalecimento da economia e o Sebrae/MT vai apoiar os pequenos e microempreendedores que vão surgir por conta de toda essa transformação na região”, ressalta.

Lançamento reuniu lideranças, entidades e representantes públicos – Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Durante o lançamento do Programa Líder de Fronteira, o cônsul da Bolívia no Brasil, David Perez Rapu, disse que a parceria com o Sebrae/MT no planejamento e execução de ações na região da fronteira é fundamental para aproveitar o ecossistema e as potencialidades dos dois países.

“Nós da Bolívia queremos compartilhar a visão que temos e queremos aumentar a integração de ambos lados da fronteira para que todos participem dessa transformação. A fronteira é uma região de interação econômica, política, comercial, cultural, científica e de união das famílias que moram na fronteira. É importante que os direitos fundamentais das pessoas sejam feitos da prática e que as pessoas tenham a oportunidade de viver com dignidade na fronteira. Será um importante trabalho de interação da fronteira com o resto do país e o mundo”, disse o cônsul.

  • #Brasil
  • #economia
  • #empresas
  • bolívia
  • desenvolvimento
  • empreendedorismo
  • fronteira
  • municípios
  • pequenos negócios
  • Sebrae MT