Abrir uma empresa está mais acessível para quem tem o sonho de empreender, porém mantê-la em funcionamento e com lucros é um desafio diário. Neste biênio 2025/2026, os empreendedores precisam estar atentos para soluções mais humanizadas de atendimentos aos consumidores. Um levantamento do Sebrae RJ mostra por meio do Guia de Tendências para 2025 ofertado gratuitamente para os empresários se atualizarem e se prepararem.
Dentre as áreas analisadas está o marketing, comportamento do consumidor e as forças do mercado. O objetivo do levantamento é dar apoio e orientação aos micro e pequenos negócios, abordando tendências e oportunidades para este ano.
Aspectos como inovação, foco no cliente e agilidade já vêm ganhando força nos últimos anos e serão diferenciais a partir de 2025. Para os próximos anos, as principais tendências se relacionam com a importância da sustentabilidade, dos avanços tecnológicos, da maior conectividade e das automações alinhados à humanização e à personalização dos produtos e serviços.
Na área de marketing, as ferramentas com destaque são: inteligência artificial e automação, conteúdos dinâmicos e estratégias omnichannel, que são a integração entre os canais online e offline para proporcionar experiências unificadas, com a sincronização de dados dos clientes, permitindo que eles tenham uma jornada em diferentes plataformas.
“Para 2025 e 2026, o mercado deverá atender às novas demandas de consumo, voltadas principalmente para estilo de vida e valores dos consumidores. Para se comunicarem com seu público, as empresas deverão estabelecer uma relação de transparência com o cliente. Apesar dos avanços tecnológicos, como o uso da Inteligência Artificial no dia a dia das empresas, e das inovações, o marketing será orientado por soluções humanizadas, demandando muita criatividade”, destaca o Guia.
Já o comportamento do consumidor é definido como uma sociedade mais conectada, mais conscientes e exigentes e maior demanda para enfrentar desafios sociais e ambientais.
Segundo o documento, “as transformações sociais, econômicas e tecnológicas que o mundo vivenciou nos últimos 100 anos influenciaram no comportamento dos consumidores. Esse comportamento também varia de acordo com as gerações, que se relacionam com as marcas de formas diferentes, dependendo do perfil de cada uma”.
A denominada Geração Alpha (2013-2025) apresenta forte relação com dispositivos digitais desde cedo, preferem interações personalizadas e educacionais. Já a Geração Beta (2025-2040) serão imersos em ambientes de realidade aumentada, com aprendizado contínuo e foco na sustentabilidade.
Em relação as forças do mercado, as tendências incluem temas de sustentabilidade e tecnologia verde, mobilidade elétrica e conectividade 5G e educação e requalificação tecnológica.
Empresas que trabalham com dados ganham destaque nesse novo momento do mercado, tornando-se ativos estratégicos e sendo capazes de ajudar a criar soluções que atendam a demandas específicas dos consumidores.
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