Muito aplicado em grandes corporações, o conceito ESG (Environmental, social and governance – ambiental social e governança) é cabível e necessário também nos pequenos negócios, afinal eles fazem parte das cadeias produtivas e precisam estar em sintonia com esses preceitos que se tornaram imprescindíveis no Brasil e no mundo.
No entanto, para implementar o ESG é preciso conhecer os conceitos, identificá-los e entender como viabilizá-los. Neste sentido, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae MT) vem desenvolvendo um trabalho desde 2020. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) organiza diversos eventos para desmistificar o ESG e mostrar que as pequenas empresas também podem adotar estas práticas. Além disso, desenvolve vários produtos, como cartilhas e consultorias.
Nesta semana, de 24 a 26/08, no Centro de Eventos do Pantanal, das 14h30 às 20 horas, será realizado o evento gratuito ESG nos Pequenos Negócios – Este assunto é da sua conta! reunindo empresários regionais e nacionais, além de especialistas em práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas de pequeno porte.
Cada dia da programação é reservado a uma das vertentes do ESG – no dia 24 serão trabalhadas as práticas ambientais, no dia 25, as sociais, e no dia 26 a governança. As mediadoras dos painéis Expia Lá e Papo Digoreste são Mariana Schuchovski e Valéria Almeida.
Na primeira noite do evento, a palestra magna –Demáx de Boa – fica por conta da carioca Fe Cortez (foto), criadora do copo Menos um Lixo, que já se tornou uma marca com inúmeras iniciativas de valorização do copo reutilizável. Nina Silva, do Movimento Black Money – Negro no Empreendedorismo, é a palestrante da segunda noite do evento. E Viviane Moreira, da 99Jobs, primeira comunidade de carreira para quem está cansado da mesmice no trabalho, encerra a programação de palestras.
Nesta quarta-feira, 24, primeiro dia, um painel sobre práticas ambientais vai reunir as empresárias Brenda Prates, do Clube Raíz, de Cuiabá, que concede descontos aos clientes que levam embalagens para descarte; Luciana Balbino, do restaurante rural Vó Maria, de Areia, na Paraíba, eleita pela Forbes em 2021 uma das 100 mulheres mais poderosas do agro; e a especialista Mayra Castro.
No mesmo dia, às 16h30, o tema em debate será os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com a participação de Beatriz Branco, da Angí Chocolates artesanais com frutos do Cerrado, de Mato Grosso do Sul. Mauro Romani, da BMV (Brasil Mata Viva), que atua na conservação de florestas nativas e desenvolvimento econômico sustentável das comunidades rurais locais. A especialista em sustentabilidade Sonia Consiglio, SDG Pioner pelo Pacto Global, completa o grupo.
No segundo dia do evento, as práticas sociais norteiam a programação, que começa com um painel reunindo Bia Martins, fundadora da ONG Olhar da Bia de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade; Monique Evelle, do Espaço Negritude, em Salvador, que fomenta o empreendedorismo negro. A também baiana Sauanne Bispo, criadora da empresa Go Diáspora, agência de intercâmbio que leva clientes para aprender inglês pagando menos em países da África, Caribe e América do Sul, completa o time do painel.
Ainda no segundo dia 25, no chamado Papo Digoreste o tema será novas economias. Participam Aron Belinky, do Instituto Akatu; Luís Tadeu Assad, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, de Brasília, que desenvolve projetos de sustentabilidade; a empresária de Cuiabá, Sara Silva, do Brechó Catarina Sister; com mediação de Valéria Almeida.
Abrindo a programação do dia, 26, cujo foco será práticas de governança, o painel conta com o empresário de Cuiabá Allan Velasque, da Matteo Gelato Criativo; a professora da FIA Business School (USP); Karine Oliveira Wakanda, que atua com educação empreendedora.
Já o Papo Digoreste será sobre greenwashing e socialwashing, um comportamento bastante comum em diversas empresas, que consiste em propagar, divulgar e fazer marketing de práticas sustentáveis e sociais, sem na verdade adotá-las. Participam o consultor do Sebrae Bahia, Augusto Cruz, autor do livro “Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança”; Renato Pelegrino, responsável por encadeamento produtivo do Sebrae Nacional; Chistopher Davis, que atua no Controle de Produção e Fluxo de Materiais no Grupo Volkswagen da América Latina, e a jornalista Rosana Jatobá, especialista no tema.
Além das palestras e painéis, consultores do Sebrae MT farão atendimento aos empresários para mostrar na prática como fazer para implementar o ESG.
O evento é voltado aos empresários de pequeno porte, estudantes e pessoas interessadas no tema. Mesmo sendo gratuito, é necessário fazer inscrição no http://www.sympla.com.br prévia. Estudantes terão certificado de presença.