Entre os dias 07 e 09 de outubro, o Centro de Eventos do Pantanal (CEP) recebe representantes de 15 agências de eventos de todo o Brasil para a primeira FamTrip- ação promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) para divulgar e promover a cidade de Cuiabá como um destino ou realização de empreendimentos voltados para eventos de médio e grande porte, a serem realizados no CEP.
A programação conta com uma introdução à estrutura do espaço aos representantes, bate-papo com organizadores de eventos regionais, rodada de negócios com os fornecedores locais e um roteiro turístico pelo Pantanal mato-grossense. O objetivo é concretizar projetos de eventos que possam fomentar a economia local e impactar a cadeia produtora ligada aos setores de eventos, alimentação, turismo e serviços.
“Além de conhecer o nosso espaço, também é uma oportunidade de conhecer a cultura do nosso estado e de toda a infraestrutura que nós temos. A ideia da FamTrip é trazer estes eventos que não incluíam Cuiabá no radar, para cá. Para nós, aqui do Centro de Eventos do Pantanal, tudo é evento. Temos eventos sociais, técnicos, científicos, congressos, feiras. Um espaço multiuso que comporta mais de dois acontecimentos de uma vez”, frisa o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer.
O secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Felipe Wellaton, esteve presente na cerimônia de abertura da FamTrip. Ele destaca as oportunidades que a visita dos representantes pode trazer ao estado. “O Centro de Eventos do Pantanal está no coração de Cuiabá. Essa visita traz mais do que informação, traz a experiência destas empresas para nosso território, mostrando nossas belezas naturais e nosso povo hospitaleiro de um estado que é gigante pela própria natureza”, ressalta.
Segundo a analista de captação de eventos do Sebrae/MT, Silvia Ribeiro, a ação é inovadora em Cuiabá e pode trazer impactos positivos para a economia regional. O encontro com os representantes foi marcado pela pauta da sustentabilidade- que tem sido uma marca para o CEP. “Tudo o que envolve as questões são importantes para a sustentabilidade do nosso planeta precisa estar em pauta. E isso reflete na nossa economia, nos nossos eventos. São pautas que andam juntas, e nós tratamos sobre isso, juntamente com a ESG, para com os participantes”, destaca.
Resultados
A União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) é a responsável pela coordenação dos representantes das agências durante o encontro. Para o diretor-executivo, Paulo Octávio de Almeida, a realização da FamTrip pelo Sebrae/MT deve colher resultados positivos no futuro. “Eu vejo que o trabalho que está sendo feito aqui é de primeira linha. O espaço, as reformas e ampliações que estão sendo pensadas para o local, o mercado do agronegócio que é latente aqui. Isso faz com que a cidade seja um polo regional de negócios. Estes representantes virem aqui, conhecer o local e os fornecedores é um excelente primeiro passo para colocar Cuiabá como um destino para a região”, afirma.
“O Sebrae/MT nos convidou a participar deste evento. Para nós, foi um privilégio estar entre estas grandes empresas, apresentando nossos projetos a estes novos fornecedores. Conseguimos fechar negócios não só para nós, que somos da parte de projetos e execução de cenografia, mas para outras empresas de iluminação e gestão de eventos”, avalia a diretora de projetos da empresa cuiabana Arquiteton, Jacqueline Rachid.
A FamTrip se encerra nesta quarta-feira (09), com a visita dos representantes ao Pantanal mato-grossense. O roteiro da viagem foi organizado pelo Sebrae/MT, através da plataforma Turistando MT.