Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Na edição em que se comemora 20 anos de premiação, 13 mulheres são homenageadas pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
ASN MT Atualização
Compartilhe
ASN MT Atualização
Compartilhe

Cerca de 160 mulheres empreendedoras participaram da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizada nesta quarta-feira (16), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. No ano em que a premiação completa 20 anos, as inscrições bateram recorde, com 180 candidaturas confirmadas, sendo o quarto estado com maior número de concorrentes, atrás apenas da Bahia, Piauí e São Paulo.

A iniciativa valoriza e estimula o empreendedorismo feminino no estado e reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que impulsionam o desenvolvimento econômico e social regional.

A premiação conta com cinco categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais- sendo as duas últimas incluídas na edição de 2024. Representantes de 10 cidades foram avaliadas pelo júri técnico, sendo a grande maioria das candidatas de Cuiabá (65), seguida por Tangará da Serra (25) e Rondonópolis (21).

A edição de 20 anos do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios ocorreu nesta quarta-feira (16), no Centro de Eventos do Pantanal

O júri é formado por 46 mulheres, sendo 33 analistas técnicas do Sebrae/MT e outras 13 de instituições parceiras convidadas. A banca avaliadora premiou o primeiro, segundo e terceiro lugares das cinco categorias com troféu e certificado. A próxima fase será a etapa regional, que ocorrerá em 31 de outubro. As primeiras colocadas receberão o adicional da missão técnica Summit Delas, que será realizada em novembro, em Florianópolis/SC, onde também ocorrerá a etapa nacional da premiação.

“Há duas décadas, essa premiação se consagra com a valorização e a importância da inclusão da mulher, ocupando o espaço delas. Estamos felizes com o prêmio, que serve de inspiração para muitas histórias. A inclusão destas duas novas categorias marca o surgimento de novas oportunidades e novos segmentos que incluem, também, as mulheres”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jonas Alves.

A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca o trabalho que a instituição tem realizado em prol do empreendedorismo feminino no estado. “Pesquisas nos mostram que 6 em cada 10 mulheres que empreendem, o fazem porque precisam contribuir para o sustento do lar. E este trabalho vai muito além disso, elas mudam o cenário familiar e da economia local. Nós, do Sebrae, temos dois grandes programas: o ‘Sebrae Delas’ e o ‘Força Mulher’, cada um com seu propósito de construir um mundo melhor para as mulheres. E, futuramente, estaremos inaugurando o ‘Espaço Mulher de Negócios’, em que iremos debater a presença da mulher na sociedade”, afirma.

O evento também prestou uma homenagem à Raquel Cattani, empresária do ramo agropecuário e vencedora do Concurso Mundial do Queijo, vítima de feminicídio em julho deste ano.

Histórias de sucesso

Aline de Oliveira conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciência e Tecnologia

A empresária Aline de Oliveira, da Softsul Informática, conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciência e Tecnologia. Ela pontua os desafios que precisa lidar diariamente em sua atuação. “Eu trabalho com tecnologia para o agronegócio em sete estados, além do Mato Grosso. É um campo bem masculino, mas a gente tenta crescer e se expandir dentro dele. Eu, como mulher, tento buscar outras mulheres para esta área que só tem desenvolvimento e que tem me feito crescer”, destaca.

“Começamos o nosso trabalho inicialmente com transporte e logística, em que começamos a nossa exportação para a Venezuela. Enxergamos o país de outra forma e transformamos isso em uma oportunidade. Estamos tentando transformar, de alguma forma, a situação das pessoas do interior, levando alimentos a eles”, conta a empresária Silvania da Costa, da Produza Trading Importação e Exportação, que conquistou o primeiro lugar na categoria de Negócios Internacionais.

Silvania da Costa conquistou o primeiro lugar da categoria de Negócios Internacionais

Classificadas

Ciência e Tecnologia

1º lugar: Aline Catiusce Rodrigues de Oliveira – Softsul Informática (Rondonópolis);

2º lugar: Wanessa Costa Silva – Tugani (Cuiabá);

3º lugar: Janete Medeiros – Millenium Software (Campo Verde).

Microempreendedora Individual

1º lugar: Maria Ramona Vilela – Ramonna Moda Íntima (Tangará da Serra).

2º lugar: Lidiane Donaton – Lidi Donaton Moda Feminina (Juína).

3º lugar: Pammela Dradauskas – Duda Ateliê (Cáceres).

Negócios Internacionais

1º lugar: Silvania Alves da Costa – Produza Trading Importação e Exportação (Rondonópolis).

Pequenos Negócios

1º lugar: Tatiane Kelm – Kastanharia (Sinop).

2º lugar: Ana Maria Sordi Teixeira Moser – Instituto Brasileiro de Consultoria e Capacitação Forense (Cuiabá).

3º lugar: Fernanda Furlan Queiroz – Implanta Mudas, Paisagismos e Reflorestamentos (Tangará da Serra).

Produtora Rural

1º lugar: Elizane da Silva – Chácara Raio de Sol (Sorriso).

2º lugar: Dalva Cristiana Do Nascimento – Dalva Cristiana (Tangará da Serra).

3º lugar: Janaina Rosolem Dos Santos Lima – Granja Paraiso (Tangará da Serra).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas