Cerca de 160 mulheres empreendedoras participaram da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizada nesta quarta-feira (16), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. No ano em que a premiação completa 20 anos, as inscrições bateram recorde, com 180 candidaturas confirmadas, sendo o quarto estado com maior número de concorrentes, atrás apenas da Bahia, Piauí e São Paulo.
A iniciativa valoriza e estimula o empreendedorismo feminino no estado e reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que impulsionam o desenvolvimento econômico e social regional.
A premiação conta com cinco categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais- sendo as duas últimas incluídas na edição de 2024. Representantes de 10 cidades foram avaliadas pelo júri técnico, sendo a grande maioria das candidatas de Cuiabá (65), seguida por Tangará da Serra (25) e Rondonópolis (21).
O júri é formado por 46 mulheres, sendo 33 analistas técnicas do Sebrae/MT e outras 13 de instituições parceiras convidadas. A banca avaliadora premiou o primeiro, segundo e terceiro lugares das cinco categorias com troféu e certificado. A próxima fase será a etapa regional, que ocorrerá em 31 de outubro. As primeiras colocadas receberão o adicional da missão técnica Summit Delas, que será realizada em novembro, em Florianópolis/SC, onde também ocorrerá a etapa nacional da premiação.
“Há duas décadas, essa premiação se consagra com a valorização e a importância da inclusão da mulher, ocupando o espaço delas. Estamos felizes com o prêmio, que serve de inspiração para muitas histórias. A inclusão destas duas novas categorias marca o surgimento de novas oportunidades e novos segmentos que incluem, também, as mulheres”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jonas Alves.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca o trabalho que a instituição tem realizado em prol do empreendedorismo feminino no estado. “Pesquisas nos mostram que 6 em cada 10 mulheres que empreendem, o fazem porque precisam contribuir para o sustento do lar. E este trabalho vai muito além disso, elas mudam o cenário familiar e da economia local. Nós, do Sebrae, temos dois grandes programas: o ‘Sebrae Delas’ e o ‘Força Mulher’, cada um com seu propósito de construir um mundo melhor para as mulheres. E, futuramente, estaremos inaugurando o ‘Espaço Mulher de Negócios’, em que iremos debater a presença da mulher na sociedade”, afirma.
O evento também prestou uma homenagem à Raquel Cattani, empresária do ramo agropecuário e vencedora do Concurso Mundial do Queijo, vítima de feminicídio em julho deste ano.
Histórias de sucesso
A empresária Aline de Oliveira, da Softsul Informática, conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciência e Tecnologia. Ela pontua os desafios que precisa lidar diariamente em sua atuação. “Eu trabalho com tecnologia para o agronegócio em sete estados, além do Mato Grosso. É um campo bem masculino, mas a gente tenta crescer e se expandir dentro dele. Eu, como mulher, tento buscar outras mulheres para esta área que só tem desenvolvimento e que tem me feito crescer”, destaca.
“Começamos o nosso trabalho inicialmente com transporte e logística, em que começamos a nossa exportação para a Venezuela. Enxergamos o país de outra forma e transformamos isso em uma oportunidade. Estamos tentando transformar, de alguma forma, a situação das pessoas do interior, levando alimentos a eles”, conta a empresária Silvania da Costa, da Produza Trading Importação e Exportação, que conquistou o primeiro lugar na categoria de Negócios Internacionais.
Classificadas
Ciência e Tecnologia
1º lugar: Aline Catiusce Rodrigues de Oliveira – Softsul Informática (Rondonópolis);
2º lugar: Wanessa Costa Silva – Tugani (Cuiabá);
3º lugar: Janete Medeiros – Millenium Software (Campo Verde).
Microempreendedora Individual
1º lugar: Maria Ramona Vilela – Ramonna Moda Íntima (Tangará da Serra).
2º lugar: Lidiane Donaton – Lidi Donaton Moda Feminina (Juína).
3º lugar: Pammela Dradauskas – Duda Ateliê (Cáceres).
Negócios Internacionais
1º lugar: Silvania Alves da Costa – Produza Trading Importação e Exportação (Rondonópolis).
Pequenos Negócios
1º lugar: Tatiane Kelm – Kastanharia (Sinop).
2º lugar: Ana Maria Sordi Teixeira Moser – Instituto Brasileiro de Consultoria e Capacitação Forense (Cuiabá).
3º lugar: Fernanda Furlan Queiroz – Implanta Mudas, Paisagismos e Reflorestamentos (Tangará da Serra).
Produtora Rural
1º lugar: Elizane da Silva – Chácara Raio de Sol (Sorriso).
2º lugar: Dalva Cristiana Do Nascimento – Dalva Cristiana (Tangará da Serra).
3º lugar: Janaina Rosolem Dos Santos Lima – Granja Paraiso (Tangará da Serra).