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Pesquisa do Sebrae/MT aponta que 82% dos empresários do setor da Beleza no Estado são MEI’s

Dados apontam crescimento de 16% no setor da beleza em Mato Grosso nos últimos quatro anos
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
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A pesquisa sobre o setor da Beleza realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) revela que houve um crescimento de 16% na abertura de novos negócios desse segmento entre os anos de 2019 e 2023 no estado. No parâmetro nacional, o setor da beleza abriga pouco mais de 1 milhão de pequenos negócios, e, em Mato Grosso são cerca de 21 mil pequenos negócios no segmento.

A pesquisa setorial da Beleza em Mato Grosso foi realizada com o objetivo de identificar oportunidades de inovação e negócios, compreender o perfil dos empreendedores e consumidores, para apoiar o crescimento e a tomada de decisões do pequeno negócio.

Os dados revelam que dentre os empreendedores entrevistados, mais de 82% são microempreendedores individuais (MEI’s) e 18% são microempreendedores (ME). São considerados negócios estabelecidos 73% com mais de três anos de atuação no mercado. E 39% dos entrevistados atuam sozinhos no empreendimento neste setor.

Com o aumento dos negócios neste mercado, o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves, destaca a importância destes empreendedores se atentarem as novas tendências, inovações, posicionamentos e estratégias para garantirem que suas marcas se destaquem em meio à concorrência acirrada.

“Neste cenário cada vez mais competitivo, surgem novos profissionais, novos empreendimentos e é de extrema importância que o empreendedor busque sempre se atentar às últimas tendências do setor, as novidades e possibilidades, pois elas não apenas moldam a expectativa dos consumidores, mas também direcionam o mercado. Por isso é necessário manter-se sempre atualizado com novas técnicas, novos produtos, em constante evolução”, enfatiza o gestor.

A empreendedora Elisa Lacal que atua no setor da beleza com procedimentos de harmonização facial, ressalta que um grande diferencial do profissional é estar sempre atualizado, investir em cursos e capacitações, para se profissionalizar cada vez mais na área e atender o cliente da melhor maneira possível, principalmente quem atua com foco em saúde.

“Há muitos profissionais que não tem qualificação e nem conhecimento suficientes para executar alguns procedimentos. Com a grande procura por procedimentos de beleza, o mercado ficou muito aberto para todo tipo de profissional. E isso faz com que as intercorrências aumentem, por isso é fundamental que o profissional esteja atualizado e seja capacitado para resolver qualquer intercorrência”, diz a profissional que é dentista há 19 anos, e atua em estética facial há seis anos.

Seguindo nesta linha em busca de qualificação como diferencial competitivo, a pesquisa indica que a maioria dos entrevistados procuram por novas tendências e técnicas (69%), e, 65% investem em capacitação e atualização. Enquanto que 36% monitoram o mercado e a concorrência e outros 27% focam em proporcionar boas experiências para os clientes.

Para lidar com as dificuldades do mercado, os profissionais buscam nas redes sociais uma aliada para vender seus produtos, serviços e ainda apresentar os resultados aos clientes. “Com certeza o digital soma em todo este processo, é importante destacar que os empresários, devem ser bastante proativos, inovadores e estar sempre em busca de maneiras de melhorar a sua proposta de valor, suas ofertas, seus processos, para garantir que eles não apenas acompanham essas tendências, mas também liderem essas inovações no mercado, tanto em lojas físicas, como virtuais”, disse o gestor de Varejo do Sebrae/MT.

A empresária no setor na beleza indica aos consumidores e clientes que busquem sempre por profissionais que tenham conhecimento, cursos, estudos e que passe confiança. “Faça uma avaliação antes, veja se a pessoa te passa confiança, se informe sobre o tempo de atuação, quais os conhecimentos dela na área, avalie os casos de ‘antes e depois’, procure indicações de quem já fez procedimentos com este profissional, para garantir melhores resultados. Quanto mais informações você tiver, menor será chance de ter algum problema com você”, finaliza Elisa.

Pesquisa

O levantamento foi realizado com empresários e clientes, conduzido via entrevistas telefônicas, entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 427 empresários do setor e 447 com usuários de serviços de beleza. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

Segundo os dados, abrir o empreendimento por paixão é o caso de 48% desses empresários, já 44% abriram por necessidade de obter uma renda extra e 41% foi para realizar um sonho.

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